Entenda o que é WMS e como ele impacta na sua logísticaEntenda o que é WMS e como ele impacta na sua logística

Entenda o que é WMS e como ele impacta na sua logística

Para otimizar o seu negócio você precisa conhecer as principais funções do WMS, entender os impactos do WMS na logística do e-commerce e saber as principais soluções com WMS.

Logo colorido da Stokki
Stokki

WMS é a sigla utilizada para se referir a Warehouse Management System – Sistema de Gerenciamento de Armazém, em português. Essa solução foi desenvolvida para otimizar a performance empresarial, oferecendo um sistema operacional focado na integração dos processos de estoque, armazenagem e distribuição. Ou seja, com o WMS, é possível otimizar os processos de movimentação de materiais, desde o fluxo de entrada e a organização do estoque, até a separação e expedição dos produtos. Para entender melhor o que é WMS e quais seus impactos na logística, continue a leitura e veja as dicas da Stokki! 

Conheça as principais funções do WMS

O WMS consiste em um software desenvolvido para facilitar a gestão logística. Com alta tecnologia empregada, suas ferramentas integram e automatizam a operação de qualquer tipo de empresa, seja ela um e-commerce, uma indústria, uma distribuidora... Com um sistema WMS é possível ter maior controle sobre as movimentações de um armazém, ou um hub de distribuição. Com isso, a gestão se torna mais eficiente desde a entrada dos produtos, a organização interna e a localização de itens, até o controle geral do estoque para separação e expedições mais rápidas e inteligentes.

No recebimento de mercadorias, o WMS oferece vantagens, pois registra todos os itens que chegam. Um diferencial fica por conta do registro de características, como lote, validade, quantidade, etc. Assim, é possível automatizar a conferência da mercadoria e logo detectar divergências. Ele também atua no controle de perdas, avarias e faltas, verificando, ainda, a validade mínima para recebimento (Shelf Life), no caso de produtos perecíveis. Essas funções são essenciais para o gerenciamento interno, pois evita prejuízos com mercadorias fora da data de validade, por exemplo.

Há possibilidade de geração de etiquetas com dados completos dos produtos recebidos. Além disso, o WMS otimiza a operação de logística reversa sempre que houver retornos e devoluções. Com todas essas funcionalidades, permite uma organização eficiente, definindo a localização adequada para cada produto. Isso ocorre a partir de regras que podem ser definidas pelo usuário. Assim, há uma melhora no controle do espaço de armazenagem, identificando áreas vagas e preenchidas.

Aliás, se você tem dúvidas sobre estocagem e armazenagem, preparamos um conteúdo especial sobre o tema. Para conferir, basta clicar aqui.

Ou seja, o WMS permite que o gerenciamento de estoque seja realizado de forma assertiva. Isso melhora a separação dos pedidos (picking) e favorece a redução dos estoques, assim como seu controle por curva ABC. Outra vantagem é o reabastecimento das áreas de picking/armazenagem, com alertas sempre que houver necessidade de reposição. O gestor também consegue acompanhar o processo de picking, seja por ordem, item, cliente ou carga. Há a possibilidade de definir regras para organização dos produtos na área de armazenagem, com estratégias de gestão, como FIFO, FEFO, LIFO e LEFO.

No processo de packing (expedição), o WMS pode controlar as embalagens para envio de mercadorias e, ainda, agrupar os volumes. Um exemplo disso é a separação das mercadorias de acordo com as áreas que serão entregues, resultando em mais agilidade e eficiência. Fundamental para evitar erros, a conferência eletrônica dos pedidos no momento da saída pode ser realizada pelo sistema, bipando item a item através de código de barras, inclusive tirando foto do processo antes de fechar o pedido. Isso gera mais eficiência no momento do checkout e reduz erros.

No que se refere ao gerenciamento interno, o WMS emite alertas sempre que houver necessidade de reabastecimento de mercadorias no armazém, ou o estoque chegar no seu limite de segurança. O mesmo vale para matérias-primas, conforme a estocagem. O sistema disponibiliza indicadores em tempo real para que o monitoramento do inventário seja mais eficiente e atualizado.

Entenda os impactos do WMS na logística do e-commerce

Como vimos, os softwares de WMS garantem agilidade ao e-commerce, assim como para empresas de diversos segmentos, de modo que, ao integrar e automatizar os processos logísticos, também os torna mais eficientes. E isso é válido para todas as etapas, do recebimento à expedição de mercadorias. O sistema confere os produtos assim que chegam ao depósito e, ainda, indica os locais mais adequados para armazenar cada categoria.

Como já falamos por aqui, picking é o termo utilizado para a separação dos itens que foram vendidos e serão despachados. Assim, o WMS gera relatórios automáticos sobre a venda e informa a localização de cada produto dentro do armazém. Ou seja, realiza a reserva do item, indica o melhor caminho para sua separação e, tão logo é enviado, o retira do sistema. O resultado é um controle assertivo do estoque. Evitando, dessa forma, a falta de produtos e, até mesmo, que sejam vendidos sem estarem disponíveis.  

Como se pode ver, o sistema WMS é eficiente em todas as etapas logísticas, desde a chegada da mercadoria no estoque, até a coleta da transportadora para o envio ao consumidor. Sendo assim, é um importante mecanismo para o gerenciamento completo dos estoques, pois fornece relatórios que facilitam a rotina das equipes e, consequentemente, tornam o negócio mais eficiente e produtivo.

Mais soluções com WMS

Sistema integrado ao ERP: Um dos diferenciais do WMS é a possibilidade de integração total aos sistemas de gestão empresarial, conhecidos pela sigla ERP. Assim, se tem um panorama completo das informações mais relevantes sobre a empresa. Uma vantagem dessa integração é que os pedidos que entram no ERP são automaticamente enviados para o WMS, agilizando os processos de expedição.

Controle de estoque e mercadorias: Como visto acima, os softwares de WMS facilitam a gestão do estoque. E isso se torna ainda mais importante para empresas que possuem mais de um armazém e/ou pontos de expedição. Com o WMS é possível emitir etiquetas para melhorar o controle dos produtos dentro do galpão. Dessa forma, o gestor tem acesso aos itens a partir do sistema, de onde estiver, verificando em tempo real a quantidade, disponibilidade e a localização exata no local de armazenagem. 

Relatórios eficientes: Uma das principais dificuldades na hora de gerir um estoque e os processos logísticos é em relação ao acesso às informações. Com o WMS implementado, pode-se gerar relatórios completos. Assim, o gestor tem acesso aos dados mais relevantes sobre seu estoque, identificando mercadorias e entendendo o fluxo de movimentação de cada produto. Isso facilita a tomada de decisões e garante assertividade nas compras de reabastecimento. Automaticamente, o negócio se torna mais eficiente e sustentável. 

WMS 4 Brands: uma solução Stokki para o seu negócio!

Se você deseja otimizar o seu negócio, chegou a hora de conhecer o WMS 4 Brands da Stokki. Um software 100% na nuvem, modular e escalável, que vai transformar sua logística em um processo de excelência, para oferecer a melhor experiência de compra aos seus clientes. Para saber mais, entre em contato e converse agora mesmo com um de nossos consultores!

Posts relacionados

Grafismo da marca Stokki

Assine nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos sobre e-commerce, fulfillment, logística, armazenagem e gestão omnichannel.

Assinar
Agradecemos o interesse.
Algo deu errado. Tente novamente.