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Desafios logísticos na Black Friday: seu e-commerce está preparado?

O Relatório Black Friday All in 2021 diz que os consumidores iniciam suas pesquisas de preço até um mês antes da data. Por isso, chegou a hora de organizar a sua logística para a Black Friday. Vamos juntos nessa?

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Stokki

O seu e-commerce está preparado para o principal evento de compras online do ano? A Black Friday está chegando e, conforme o levantamento da Tendências Consultoria, pelo menos metade dos brasileiros pretende aproveitar a data para fazer compras. E o ambiente digital, como sempre, é o canal mais utilizado para isso. Inclusive, o Relatório Black Friday All in 2021 diz que os consumidores iniciam suas pesquisas de preço até um mês antes da data. Por isso, chegou a hora de organizar a sua logística para a Black Friday. Vamos juntos nessa?

Praticidade e tecnologia com sistemas de gestão logística

A logística digital da Stokki integrada ao ERP é a solução ideal para garantir máxima agilidade e eficiência na reta final do ano. Com os sistemas adequados, a gestão e a operação são simplificadas, garantindo rapidez no envio de informações e a visibilidade do estoque e da movimentação dos pedidos em tempo real. Além disso, é possível contar com a operação logística completa, da rede da Stokki, em diversos armazéns espalhados pelo Brasil, que são especializados em e-commerce. Ainda, conforme a pesquisa da Tendências Consultoria, espera-se um crescimento de 2,4% nas vendas no último trimestre de 2022. Então, colocar em prática soluções adequadas para a logística é fundamental para oferecer uma boa experiência de compra para os clientes, mesmo em momentos de alta demanda. 

De olho na última sexta-feira de novembro e, pensando em consolidar as vendas do e-commerce, investir em um sistema de gestão logística que automatize e traga maior controle e organização aos processos é primordial. Com os recursos disponíveis, torna-se possível padronizar tarefas, acompanhar em tempo real a chegada de mercadorias, estoque, vendas e, por fim, a entrega. Assim, o gestor consegue verificar cada etapa e identificar áreas passíveis de melhorias no negócio. Também é indicado que o lojista prepare seu e-commerce com antecedência para a data. 

Um software de gestão logística, como um OMS (Order Management System) auxilia e muito nesse momento. Com ele, o estoque permanece organizado e atualizado. E o melhor: com informações em tempo real sobre as mercadorias. Isso é essencial, principalmente em um período de vendas elevadas, pois evita a falta de produtos e traz uma possibilidade de agir rapidamente  e tomar decisões baseadas em dados reais. Além disso, reduz a chance de erros, como a venda de itens que não estão disponíveis, ou o aviso da necessidade de reabastecimento de algum item em estoque que atingiu o seu nível de segurança.

Com os recursos oferecidos pelos softwares, pode-se manter sincronizados o estoque físico e o e-commerce em todos os seus canais. No caso dos itens com alta rotatividade, mantê-los em centros de distribuição estratégicos também é uma opção para acelerar processos. Isso gera mais rapidez da compra ao envio e entrega. A melhoria nas operações logísticas e das vendas como um todo é a grande vantagem que os softwares de gestão oferecem. Com isso, o consumidor tem uma experiência satisfatória, reduzindo erros que poderiam interferir na qualidade. 

Dicas para preparar a logística do seu e-commerce na Black Friday

De olho no estoque: manter o estoque atualizado é essencial durante todo o ano. Porém, em tempos de grandes ofertas e vendas online, a atenção precisa ser redobrada. Com a chegada da Black Friday e das compras de fim de ano, é primordial organizar as informações sobre os produtos, identificar aqueles com maior saída e evitar que entrem em falta. Para isso, pode-se contar com soluções tecnológicas, que realizam o controle de estoque de forma automática. 

Equipe treinada: principalmente em períodos de grande movimento nas vendas, contar com profissionais qualificados é primordial. Isso melhora o atendimento ao cliente, evita falhas e, ainda, garante a satisfação em todas as etapas da venda. Assim, é indicado investir em treinamento para os colaboradores, pensando, inclusive, no pós-vendas. Além disso, é necessário ter domínio sobre os sistemas utilizados, de modo a garantir agilidade no fluxo de informações.

Monitoramento de entrega: um detalhe fundamental nas compras online é o acompanhamento de toda a venda. E, mais ainda, da entrega. Dessa forma, contar com um sistema de envios moderno e tecnológico permite que tanto o lojista quanto o cliente possam acompanhar o status do envio. E o mais indicado é que isso seja oferecido em tempo real. Assim, o consumidor se sente mais seguro em relação à compra e o vendedor tem a certeza de que seu produto chegou em mãos. 

Logística reversa: tão importante quanto as dicas anteriores, a logística reversa faz toda a diferença para o e-commerce. Principalmente em datas especiais, como a Black Friday. Na maioria dos casos, ela chega a ser considerada um fator determinante para a compra ou não do produto. Então, vale a pena estar atento a esse detalhe e apresentar em seus canais de venda políticas claras sobre retornos. Isso torna o processo de troca ou devolução mais simples, trazendo maior segurança aos consumidores. 

E então, que tal garantir mais eficiência e melhorar a experiência do seu cliente na Black Friday e durante todo o ano? Conheça as soluções de logística para e-commerce da Stokki. Entre em contato agora mesmo!

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