Notebook com sistema de gerenciamento para e-commerces abertoNotebook com sistema de gerenciamento para e-commerces aberto

Qual a melhor forma de gerenciar um e-commerce de pequeno porte?

As lojas virtuais têm um espaço cada vez maior no comércio brasileiro. Aliás, a praticidade de adquirir produtos sem sair de casa é um atrativo para os consumidores. Diante dessa tendência, é fundamental que os empreendedores saibam como gerenciar seus negócios.

Logo colorido da Stokki
Stokki

As lojas virtuais têm um espaço cada vez maior no comércio brasileiro. Aliás, a praticidade de adquirir produtos sem sair de casa é um atrativo para os consumidores. Diante dessa tendência, é fundamental que os empreendedores saibam como gerenciar seus negócios. Por isso, hoje vamos falar sobre gestão para e-commerce de pequeno porte. Afinal, muitos brasileiros estão investindo nesse segmento para aumentar o faturamento. 

Antes de iniciar a leitura, você conhece a diferença entre e-commerce e marketplace? Em nosso blog explicamos esses conceitos, vale a pena conferir!

A realidade do e-commerce no Brasil

Recentemente, cresceu o número de empreendedores digitais no Brasil. Essa é uma tendência que deve aumentar nos próximos anos, já que o comportamento de consumo dos brasileiros tem caminhado nessa direção.

Vender produtos online abre uma janela de possibilidades e os números comprovam isso: em 2022, o e-commerce brasileiro teve o maior crescimento da América Latina, de acordo com uma pesquisa da Retail X do Reino Unido, divulgada pelo portal E-Commerce Brasil.

Ainda, segundo a pesquisa, o e-commerce do Brasil registrou US$ 49,2 bilhões em receita no último ano, sendo responsável pela maior parcela de tráfego na web para varejistas latino-americanos, com 84%.

Como otimizar a gestão da loja virtual?

Nesse sentido, é importante que os proprietários de lojas virtuais estejam atentos aos processos de gerenciamento do negócio. Mesmo que se trate de um e-commerce de pequeno porte, a boa gestão traz resultados ainda melhores . E isso pode ser obtido de diferentes maneiras.

É claro que o primeiro passo para um e-commerce funcionar é contar com uma boa plataforma para a venda dos produtos. Oferecer aos clientes itens de qualidade em um site com design agradável é essencial para incentivar as vendas. No entanto, para que a operação seja, de fato, rentável, é necessário otimizar os processos em todas as suas etapas, incluindo o gerenciamento do estoque.

Os processos do e-commerce

Para leigos, gerenciar um e-commerce de pequeno porte parece uma tarefa simples. Mas a verdade é que a gestão deve ser eficiente para que o resultado seja positivo. Muito mais do que publicar produtos e efetuar vendas, o gestor de e-commerce, mesmo que de pequeno porte, precisa alinhar seus processos. 

E a logística é um assunto delicado, que requer atenção ao ser pensada dentro de uma operação de e-commerce. É ela que pode alavancar o sucesso do negócio ou, quando não planejada, dificultar os processos.

Como fazer a gestão de e-commerce de pequeno porte?

O princípio é básico: o empreendedor precisa estruturar seus processos tal e qual fosse uma loja de grande porte. Afinal, para garantir uma rotina organizada, bem como priorizar a qualidade da operação, o planejamento é primordial.

Mesmo em um e-commerce de pequeno porte, é necessário pensar estrategicamente, como se estivesse administrando uma empresa tradicional. Logo, desde o setor financeiro, fiscal até a logística, tudo deve estar alinhado para evitar imprevistos. E, nesse sentido, um software de gestão logística pode auxiliar pequenos empreendedores. 

Quer entender melhor sobre como organizar a logística do seu e-commerce, então acesse este artigo que preparamos sobre o assunto.

Software de gestão para e-commerce de pequeno porte

Na Stokki, os e-commerces de pequeno porte, com até 1 mil vendas por mês, encontram a solução perfeita para uma rotina mais organizada e produtiva. O WMS 4 Brands é o software da Stokki idealizado para atender às demandas do empreendedor que deseja faturar mais e crescer no ramo digital. 

Trata-se de um sistema 100% na nuvem, que funciona de forma modular e escalável para atender a todas as necessidades do e-commerce conforme o negócio cresce. Assim, não apenas as grandes lojas virtuais têm acesso a soluções de ponta para gerenciar seus processos, como também os empreendedores que estão trabalhando para chegar lá.

Você pode se interessar: Entenda o que é WMS e como ele impacta na sua logística

Conheça o WMS 4 Brands da Stokki

Como dito, o WMS 4 Brands é totalmente voltado aos pequenos e médios e-commerces do Brasil. O software dá  acesso a uma série de funcionalidades que otimizam a rotina e melhoram o desempenho da operação. Isso tudo resulta em uma maior lucratividade, pois o empreendedor precisa de menos pessoas para executar atividades diárias de logística, como: recebimento, endereçamento, separação (picking) e expedição (packing)

Por se tratar de um sistema de gestão na nuvem, os processos de fulfillment podem ser melhorados inclusive para quem trabalha em espaços pequenos, como uma sala, loja ou self storage. Assim, é possível organizar melhor o seu estoque e entender rapidamente onde reabastecer os produtos, preparando a organização para agilizar as expedições de pedidos.

Quais os diferenciais do WMS 4 Brands da Stokki?

O WMS 4 Brands permite que o empreendedor planeje a sua operação, de modo a atingir um crescimento real com baixo custo de investimento inicial. Com ele, não há necessidade de aumentar a equipe, nem mesmo a estrutura da operação.

E mais: o sistema pode ser integrado a outras soluções de gestão por API, como o ERP e canais de venda, o que permite um gerenciamento completo da operação de forma mais fluida e automatizada. Com isso, todas as informações ficam interligadas, facilitando o controle e a tomada de decisões. 

Para saber mais sobre os benefícios e os diferenciais do WMS 4 Brands da Stokki, acesse esse artigo em nosso blog.

Por que implementar o WMS 4 Brands é uma boa ideia?

Se você tem um e-commerce de pequeno porte, certamente busca soluções adaptadas à realidade da sua empresa. O WMS 4 Brands da Stokki é um sistema de gestão logística com excelente custo-benefício, que permite organizar os produtos desde o recebimento até a expedição. Isso em um centro de distribuição ou mesmo em um estoque próprio.

Assim, não há necessidade de terceirizar serviços, o que evita impactos financeiros na operação. Para quem busca mais organização e agilidade e precisa aprimorar o controle de produtos na expedição de mercadorias, o WMS 4 Brands é a escolha certa.

Porém, caso você precise de um armazém terceirizado para fazer sua operação logística de fulfillment, a Stokki também pode te ajudar. Contamos com uma rede de armazéns localizados em diversos pontos do Brasil. É só falar com nossos especialistas para saber mais.

Software de gestão logística é na Stokki

Se você está em busca de soluções para melhorar os processos do seu e-commerce de pequeno porte, chegou ao lugar certo. Nossos softwares de gestão logística foram pensados para atender às demandas do seu negócio. Entre em contato para saber mais!

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