Mulher com notebook dentro de um armazémMulher com notebook dentro de um armazém

Descubra as diferenças entre ERP e WMS na gestão logística

Para descobrir quais são as principais diferenças entre ERP e WMS é importante entender o conceito de cada sistema. Vamos lá?

Logo colorido da Stokki
Stokki

A tecnologia vem transformando o mundo em diferentes escalas. No que se refere à rotina organizacional, seus avanços são importantes, pois permitem uma gestão mais ágil e produtiva. Para isso, existem softwares que se destinam a soluções específicas. 

No caso das empresas que atuam com operações logísticas de fulfillment e armazenagem, é preciso entender as diferenças entre ERP e WMS. Assim, é possível saber como esses sistemas podem melhorar a gestão operacional de forma geral e como são complementares entre si.

Para descobrir quais são as principais diferenças entre ERP e WMS é importante entender o conceito de cada sistema. Vamos lá?

O que é ERP?

O ERP, sigla para Enterprise Resource Planning, é um sistema de gestão empresarial com soluções para o gerenciamento administrativo como um todo. Ele integra diversas áreas de uma empresa, do financeiro e contabilidade, até seu departamento pessoal, comercial e, por fim, gerenciamento de estoque e relacionamento com o cliente. 

No mundo dos negócios, o ERP é visto como o sistema mais importante dentro da empresa. A partir dele é possível otimizar o fluxo em todas as áreas, garantindo uma comunicação eficiente e assertiva.

Para entender melhor a importância do ERP, basta saber que ele permite a centralização de todos os dados e informações dos setores da organização. Assim, todas as pessoas responsáveis podem acessá-las e ter um panorama completo do fluxo de trabalho entre as áreas. 

Quais as vantagens do ERP?

O ERP pode ser acessado e monitorado em tempo real pelos gestores. Assim, garante mais assertividade e agilidade na tomada de decisões. Afinal, os dados levantados pelo sistema permitem acompanhar a rentabilidade dos processos, bem como avaliar o desempenho, a produtividade e a sua liquidez. 

O ERP também automatiza tarefas que eram realizadas manualmente, possibilitando aumentar a produtividade da equipe. Somado a isso, o sistema influencia diretamente na padronização dos processos e na organização interna, reduzindo erros e a necessidade de retrabalho.

Com relatórios otimizados e maior detalhamento dos custos de estoque, o administrativo ainda encontra um fluxo de caixa aprimorado. Isso tudo favorece a organização financeira da empresa.  

O que é WMS?

O WMS – sigla para Warehouse Management System – é utilizado para empresas que precisam controlar o gerenciamento da operação logística e de seu estoque dentro de armazéns e todos os processos envolvidos com a movimentação e estocagem de produtos. A partir do WMS é possível ter um controle completo sobre a gestão operacional logística que acontece dentro de um centro de distribuição e não somente entradas e saídas, como é o caso da maioria dos ERPs. 

Assim, o WMS é aplicado desde o recebimento do produto no armazém, conferência, endereçamento e armazenamento no estoque até a separação (picking) e a expedição dos pedidos (packing)

Quais as vantagens do WMS?

O WMS, diferente do ERP, é um software que tem como função principal otimizar os processos logísticos, reduzir erros e tornar a operação mais eficiente e escalável. Ele traz mais organização, controle e gestão sobre todas as etapas citadas acima.

Para operações que precisam aprimorar o controle do estoque, avaliando o fluxo da movimentação e gerenciamento, o WMS oferece ferramentas que permitem compreender rapidamente o que está acontecendo. A partir daí, é possível endereçar os produtos recebidos no armazém, reabastecer o estoque, avaliar o melhor percurso que o operador deve fazer ao separar os pedidos de maneira otimizada, além de outras funcionalidades que melhoram a produtividade e o desempenho da operação.

Caso o sistema detecte qualquer erro no fluxo, imediatamente emite um alerta, seja em função de uma separação errada, um item faltante no pedido ou, ainda, uma divergência de inventário, entre outras questões.

A melhoria constante nos processos e a qualidade no serviço prestado são resultados importantes que a empresa tem ao adotar o WMS em sua gestão logística. Com ele, o gestor pode acompanhar as movimentações da mercadoria em tempo real, assim como a produtividade de seus colaboradores, com a emissão de relatórios para tomadas de decisão mais assertivas na operação.

Mas enfim, quais as diferenças entre ERP e WMS?

Como se pode ver, o ERP é um sistema completo para a gestão empresarial, mas está focado na parte administrativa. Ele abrange todos os departamentos e, assim, facilita o fluxo entre eles. Porém, quando se fala especificamente em gestão logística, o WMS é o software ideal, pois tem funcionalidades especializadas para otimização das atividades do setor.

O WMS integrado ao ERP é a estratégia ideal para quem deseja ter maior controle na experiência logística oferecida aos clientes, assim como otimização de recursos, espaço e mão de obra para armazenar e movimentar produtos. Com os dois sistemas integrados o processo logístico pode ser acompanhado de ponta a ponta, desde a compra de insumos, envio de estoque para o armazém, até a compra, expedição e entrega ao cliente final.  

A integração dos softwares de gestão logística, como o WMS junto ao ERP, garante a padronização dos processos, melhorando a produtividade e o desempenho das equipes. Para acompanhar os processos, o gestor pode acessar em tempo real os relatórios gerados pelo sistema e avaliar necessidades de melhoria. Sendo assim, os sistemas não competem entre si, mas são complementares para melhorar a gestão e eficiência de qualquer negócio que tenha a logística como um ponto importante de sua operação.

WMS para diferentes operações

Você sabia que a Stokki desenvolveu um sistema próprio de WMS especializado para operações de e-commerce (fulfillment) e omnichannel

  • Para os pequenos e médios negócios, criamos o WMS 4 Brands.
  • Para os armazéns de fulfillment, temos o WMS 3 PL.
  • Para empresas que desejam fazer logística omnichannel, com envios de lojas, dark stores e armazéns, temos a Omni Fulfillment Platform.

Sistemas de gestão logística é na StokkiAqui na Stokki, trabalhamos com softwares para gestão logística 100% em nuvem, o que garante processos mais eficientes. Entre em contato e conheça mais sobre nossos sistemas.

Posts relacionados

Grafismo da marca Stokki

Assine nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos sobre e-commerce, fulfillment, logística, armazenagem e gestão omnichannel.

Assinar
Agradecemos o interesse.
Algo deu errado. Tente novamente.