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O que é Phygital? Entenda o conceito e saiba como ele está impactando o varejo

A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia e a integração entre o mundo físico e o digital é uma realidade. Nesse contexto, uma tendência que vem ganhando força é o phygital, combinando elementos físicos e digitais para criar experiências únicas para o consumidor.

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A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia e a integração entre o mundo físico e o digital já se tornou uma realidade. Nesse contexto, uma tendência que vem ganhando força é o phygital, um conceito que combina elementos físicos e digitais para criar experiências únicas para o consumidor.

No setor do varejo, o phygital está revolucionando a forma como as empresas se conectam com seus clientes. Por isso, é fundamental entender a modalidade, para então avaliar seus impactos tanto no comércio eletrônico, quanto no físico.

O que é phygital?

O termo phygital é uma fusão das palavras physical (físico) e digital e, como sugere, refere-se à integração entre o físico e online. Na prática, trata-se de oferecer aos consumidores uma experiência híbrida, combinando elementos palpáveis, como lojas físicas e produtos físicos, com recursos digitais, como aplicativos, e-commerce e muito mais.

Conforme divulgado no estudo O Amanhecer do Consumidor Phygital, da MindTree, 60% dos consumidores gostam de combinar a compra online com a compra física. Nesse sentido, o objetivo do phygital é criar uma interação fluida entre esses ambientes, proporcionando uma experiência de compra mais imersiva e personalizada.

Quais os impactos do phygital no varejo?

Embora lojas físicas venham enfrentando o desafio de competir com o comércio eletrônico, o phygital surge como uma forma de trazer inovação para a experiência de compra. Ao integrar elementos digitais nas lojas físicas, é possível oferecer uma experiência diferenciada aos clientes. Isso ajuda a aliar a conveniência do mundo online com a interação humana do mundo offline.

Como se pode ver, o phygital oferece inúmeras possibilidades para transformar o varejo. E a verdade é que cada vez mais as compras online e físicas estão alinhadas. Um exemplo é o BOPIS (buy online, pick up in-store), que representa a possibilidade de comprar no site e retirar na loja. No caminho inverso está o Guide Shop, que o cliente vai à loja física, prova e compra suas peças e, depois, as recebe em casa. É como se tivesse à disposição uma prateleira infinita, sem se preocupar com a disponibilidade. Depois de escolhido, o produto é enviado de outro estoque para o endereço indicado.

Por sua vez, o varejo omnichanel une todos os canais de venda. Na experiência omnichanel, o dispositivo móvel é aliado tanto da loja, quanto do consumidor. Afinal, os smartphones são parte essencial do cotidiano, o que faz com que as lojas os aproveitem para melhorar a experiência de compra. Com o uso de aplicativos, por exemplo, é possível fornecer aos clientes informações sobre produtos, promoções, opções de pagamento e até mesmo orientação para encontrar produtos em uma loja física.

Os dispositivos móveis também facilitam a coleta de dados preciosos sobre o comportamento do consumidor, aprimorando a personalização do atendimento. Somado a isso, podemos dizer que o phygital vem se consolidando como uma experiência muito mais interessante para o consumidor, já que reduz as limitações que são impostas pelo estoque de uma loja física.

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Desafios logísticos do phygital

O varejo phygital apresenta desafios logísticos que devem ser considerados na sua implementação. Um exemplo é garantir a integração entre os sistemas, sincronizando o inventário das lojas físicas com as plataformas digitais. Dessa forma, o objetivo é fazer com que as informações sobre a disponibilidade dos produtos sejam atualizadas em tempo real considerando todos os meios de vendas e pontos de estoque.

Também é necessário estabelecer uma logística eficiente para atender à demanda do phygital, como a entrega de produtos comprados online ou a reposição ágil nas lojas físicas após uma compra virtual. Outra característica do phygital é sua complexidade no processamento e gerenciamento de pedidos. Logo, as empresas enfrentam o desafio de otimizar o fluxo de produtos para atender às demandas dos clientes com agilidade.

Ou seja, para que essa seja uma realidade, é necessário implementar sistemas de logística capazes de lidar com o aumento da complexidade, garantindo precisão na entrega, controle do estoque e visibilidade em tempo real das operações. A logística phygital exige uma abordagem integrada e estratégica para superar os desafios e oferecer uma experiência de compra positiva para os clientes.

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Como aproveitar as soluções logísticas como oportunidade de crescimento?

Ao pensar nas soluções logísticas mais adequadas, o phygital abre novas oportunidades para melhorar a eficiência na entrega de produtos. E, como se sabe, a logística é a protagonista das compras no e-commerce. Entre os exemplos de aplicações estão o rastreamento em tempo real e a visibilidade dos pedidos.

Esse tipo de recurso permite que varejistas e clientes acompanhem o status e a localização exata dos produtos durante o processo de entrega. Além disso, o varejo phygital é reconhecido por sua versatilidade, já que as lojas podem oferecer novas opções de entrega. Isso prioriza uma experiência flexível, versátil e personalizada.

Um exemplo é a liberdade que o cliente tem em optar pela melhor forma de recebimento da compra. Isso inclui a tradicional entrega em casa e, ainda, estratégias que permitem retirar em uma loja física ou utilizar pontos de coleta inteligentes. Assim, a modalidade proporciona conveniência aos consumidores, atendendo às necessidades individuais, como comodidade, agilidade e rapidez na entrega.

Transforme sua logística para o phygital

A partir da leitura do texto, o varejo vem se transformando com o conceito do phygital. Muito mais do que combinar elementos físicos e digitais para criar experiências personalizadas, este é um método que preza pela eficiência. A integração de tecnologias para a logística do varejo permite aprimorar a experiência com amplos estoques, rastreabilidade, visibilidade e flexibilidade.

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