Paletes empilhadosPaletes empilhados

O que é um palete e como ele auxilia no sistema de armazenagem?

Conheça todas as características de um palete e entenda como ele otimiza o fluxo de cargas dentro do sistema de armazenagem.

Logo colorido da Stokki
Stokki

Estratégias para padronizar prateleiras e áreas de circulação são essenciais para otimizar o armazenamento e a movimentação de cargas. Nesse sentido, o palete se destaca como uma solução eficaz no mundo da logística. Afinal, trata-se de um elemento muito utilizado por toda a cadeia de suprimentos, desde a saída da fábrica até a sua entrega, em operações B2B (business to business).

Extremamente populares, os paletes têm a função central de facilitar o transporte e o armazenamento de mercadorias. O que algumas pessoas não sabem é que ele possui dimensões padronizadas. Ou seja, seu formato visa se adequar às necessidades do segmento.

Dessa forma, ele pode ser facilmente acomodado em porta-paletes e estruturas de armazenagem padrões de mercado. Além disso, pode ser movimentado por máquinas como paleteiras e empilhadeiras. Em especial, podemos observar paletes em portos, centros de distribuição e armazéns.

O que é um palete?

O palete (do inglês pallet, ou francês pallette) é um estrado ou plataforma, geralmente feito em madeira, plástico ou metal, usado para empilhar ou transportar materiais por meio de empilhadeiras.

Uma curiosidade é que o palete é fabricado com medidas pré-determinadas. É isso que garante que ele possa ser carregado pelas máquinas existentes no mercado. Além, é claro, de otimizar os espaços por onde as mercadorias transitam. Com isso, a paletização é um sistema consolidado no meio logístico, sendo utilizado por empresas de varejo, armazenagem e transporte de cargas.

Qual é o tamanho de um palete?

Em geral, a medida de um palete padrão é de 1000 x 1200 mm. É importante ressaltar que essa medida foi estabelecida pelo Grupo Palete de Distribuição (GPD), criado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) no final dos anos 1980. O objetivo era estipular um tamanho padrão para facilitar o transporte e armazenamento de mercadorias em todo país.

Com a criação do chamado palete PBR ou palete brasileiro, chegou ao mercado o que se conhece como “palete padrão”. Ou seja, a pré-definição das medidas do palete permitiu maior integração entre distribuidores, fornecedores e varejistas. Como resultado, se padronizou a paletização no país.

Vale lembrar que a medida estipulada de 1000 x 1200 mm é a mais comum não só no Brasil, como nos Estados Unidos e na Europa. Esse formato retangular oferece maior flexibilidade e otimização do espaço na carroceria dos caminhões, contêineres marítimos e da área de estocagem. Afinal, as caixas de plástico e papelão mais populares no meio têm dimensões submúltiplas de 1200 e 1000 mm. 

Outro detalhe que contribui para a escolha desse formato foi o tamanho padrão internacional das gôndolas de supermercado. Em geral, constatou-se que essas prateleiras têm uma profundidade máxima de 1 metro. Assim, a normatização permitiu padronizar os espaços nos armazéns, caminhões e contêineres marítimos em diversos países.

Qual a função de um palete?

Como se vê, um palete é essencial na logística e no transporte de mercadorias. Por isso, são consideradas peças fundamentais para otimizar a movimentação e o armazenamento de produtos. Em primeiro lugar, sua função é servir como plataforma horizontal para suportar mercadorias. Isso, na prática, facilita o manuseio por empilhadeiras, paleteiras e outros equipamentos de carga. 

Além da praticidade logística, os paletes simplificam o carregamento e descarregamento de mercadorias, o que acelera o processo e reduz o tempo necessário para movimentar os produtos. Em meio a uma rotina agitada, essa característica não apenas contribui para a produtividade, como minimiza o risco de danos aos materiais durante a sua movimentação. Ou seja, o palete também ajuda a cuidar da integridade das mercadorias ao longo da cadeia de suprimentos.

Por fim, mas não menos importante, a padronização que os paletes conferem ao armazenamento é essencial. Afinal, quando as empresas de logística e transporte adotam um formato comum de palete, é possível otimizar o espaço de armazenamento em armazéns e contêineres. Isso resulta em uma gestão mais organizada e econômica dos estoques, além de facilitar a rastreabilidade dos produtos. 

Como o palete auxilia no processo de armazenagem?

Em geral, podemos dizer que o processo de paletização ajuda a agilizar o recebimento e despacho de materiais. Além disso, o uso dos paletes contribui na mecanização do movimento de produtos em diferentes contextos. É por isso que suas funcionalidades interessam a todas as empresas que atuam com logística.

Seletividade de produtos: o operador logístico pode empilhar vários volumes diferentes e mexer em determinada carga, sem precisar deslocar as outras.

Rapidez da estocagem e movimentação de pedidos: as empilhadeiras fazem o serviço pesado e os produtos ficam unificados em blocos.

Otimização do espaço: permitem empilhar cargas sem danificar os produtos que estão nos paletes abaixo. Isso resulta em melhor aproveitamento da área vertical da edificação.

Redução de danos na mercadoria: a estrutura porta-palete elimina as forças de esmagamento verticais.

Redução da mão de obra humana: especialmente útil em relação à carga batida, na qual as caixas são empilhadas manualmente.

Facilita a gestão de estoque e o inventário de mercadorias: o controle pode ser feito por meio de código de barras ou sistema de informação automatizado. Isso concentra as informações sobre a carga, como proprietário, produto, destino e nota fiscal.

Qual a indicação de uso do palete?

Embora sejam estruturas extremamente úteis, os porta-paletes não são indicados para todos os tipos de armazenagem. Porém, é válido ressaltar que estamos falando de elementos extremamente versáteis, que acomodam pequenas cargas ou cargas de até 3 toneladas. Na prática, o peso suportado pelo palete depende do tipo de carga, se é estática ou dinâmica, e do peso e tipo de material que o palete é feito.

Desvantagens do uso dos paletes

  • Redução de espaço nas unidades de carga devido ao volume que ocupa.
  • O peso do palete pode aumentar o valor do frete.
  • Os paletes de madeira sofrem com a ação do tempo (umidade) e de pragas (cupim).
  • Em alturas acima de nove metros é preciso contar com equipamentos especiais, além disso, há restrição de peso para as cargas superiores.
  • Em função da fragilidade da estrutura do porta-palete comum, há perigo de acidentes com as empilhadeiras.

Principais tipos de paletes

Paletes descartáveis

Também chamados de oneway, têm o baixo custo como principal característica. Eles são feitos de pinus, são leves e atendem ao tamanho das peças que vão transportar. É importante dizer que, geralmente, se destinam às operações que não envolvem a necessidade de retorno. São descartáveis, eficazes para envios pontuais e reduzem os custos associados à gestão de retornos.

Palete descartável

Paletes comuns 

Também são produzidos conforme a necessidade do cliente, atendendo às medidas da carga de transporte. Com excelente custo-benefício, o palete comum é ideal para armazenamento de mercadorias e apresenta uma vida útil que ultrapassa uma década.

Pallet GMA

O pallet GMA é muito utilizado nos Estados Unidos, especialmente na indústria de alimentos e bens de consumo. Aliás, vale ressaltar que mais de 30% dos paletes da América do Norte seguem esse padrão conhecido como Grocery Manufacturers Association.

Pallet GMA

Palete PBR

Como visto, esse é o palete de padrão brasileiro, com medidas estabelecidas pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Amplamente utilizado no Brasil desde 1990, esse modelo em madeira facilita a logística e o armazenamento de mercadorias.

Pallet Plástico PBR Dupla Face

Muito similar ao Pallet PBR, porém fabricado em plástico e com superfície utilizável em ambos os lados. Essa sua característica ajuda a proporcionar maior flexibilidade no manuseio.

Pallets CP2 e CP3

Respeitando os padrões ISO (International Organization for Standardization), esses modelos são comumente usados em operações logísticas internacionais. O CP2 tem 800 x 1200 m e o CP3, mais utilizado no Brasil, tem 1140 x 1140 mm.

Palete de duas entradas

Como o nome sugere, esse modelo possui aberturas em dois lados, facilitando o acesso a empilhadeiras ou paleteiras. Ideal para operações onde a movimentação ocorre predominantemente em uma direção, é um modelo mais resistente.

Palete de duas entradas

Palete de quatro entradas

Esse modelo de palete tem aberturas em todos os seus quatro lados, permitindo o acesso por empilhadeiras ou paleteiras em qualquer direção. Eles são feitos com tábuas superiores vazadas ou com face fechada e são extremamente flexíveis na movimentação.

Palete de quatro entradas

Pallet europeu

Esse palete segue o padrão EURO Pallet, sendo especialmente utilizado na Europa. O desenvolvimento ficou a cargo da European Pallet Associatian e hoje existem algumas variações do modelo, que nem sempre seguem as dimensões padronizadas do modelo. 

Pallet australiano

Por fim, esse palete segue especificações australianas e foi projetado para atender às necessidades logísticas específicas desse mercado. Suas dimensões atendem com exatidão às medidas de um container bastante específico na Austrália.

Gostou? Quer ler mais artigos como este sobre logística, armazenagem e gestão de estoque? Então, acesse o nosso blog e fique por dentro das novidades do mercado logístico.

Posts relacionados

Grafismo da marca Stokki

Assine nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos sobre e-commerce, fulfillment, logística, armazenagem e gestão omnichannel.

Assinar
Agradecemos o interesse.
Algo deu errado. Tente novamente.