sistema de WMS para gestão de e-commercesistema de WMS para gestão de e-commerce

Desafios logísticos no e-commerce: por que você precisa de um sistema WMS?

Veja como o sistema de WMS contribui para uma logística eficiente e produtiva na gestão de um e-commerce.

Logo colorido da Stokki
Stokki

Dinamismo é uma palavra que define o mercado de e-commerce e, nesse sentido, enfrentar desafios faz parte do processo. Em especial, atuantes na área se deparam com peculiaridades da logística, que envolvem o tempo de entrega e os custos de envio. Ou seja, a logística tem um papel determinante quando se fala em lojas virtuais. E é nesse momento que o Warehouse Management System – o famoso sistema WMS – se revela um aliado para a superação dos obstáculos.

Como o sistema WMS ajuda a superar os desafios do e-commerce

O Warehouse Management System é uma solução abrangente que ajuda a otimizar e aprimorar as etapas da cadeia logística no e-commerce. Com isso, o sistema WMS contribui para a redução dos trabalhos manuais, o que proporciona maior precisão nas operações.

Com a automatização dos processos, o WMS promove uma atualização constante do estoque, evitando a venda de produtos que não estão disponíveis. Sua capacidade de ler códigos de barras e etiquetas assegura aos gestores uma visão em tempo real do estoque, além da movimentação de mercadorias e dos status dos pedidos.

É importante destacar que o WMS é o sistema de gestão de estoque indicado para quem precisa melhorar a eficiência operacional. Afinal, ele permite uma organização mais eficiente do espaço de armazenamento. Na prática, isso ajuda a reduzir o desperdício e maximizar a capacidade do armazém. Mas suas funcionalidades não param por aí, afinal, o sistema WMS fornece visibilidade sobre a localização dos produtos no armazém. Assim, estamos falando de um sistema que facilita a localização e a retirada de itens de forma ágil no dia a dia, assim como o seu controle e rastreio do inventário.

WMS e a precisão no inventário

Além da otimização na organização da armazenagem, recebimento e a separação dos produtos em estoque, o WMS é o sistema ideal para quem precisa de mais precisão no inventário. Ele mantém um controle preciso e em tempo real do estoque, por posição. Com isso, ajuda a reduzir erros de inventário. Além disso, essa funcionalidade evita atrasos nos envios e até mesmo cancelamentos de pedidos devido a produtos fora de estoque (ruptura).

WMS e a assertividade na separação de pedidos

Uma característica essencial do sistema WMS é a sua capacidade de otimizar a etapa de separação de pedidos. Em primeiro lugar, ele agiliza os processos de picking ao sugerir rotas mais eficientes para os operadores dentro do armazém e poder fazer vários pedidos em uma onda. Com isso, ele reduz o tempo necessário para preparar os pedidos. Como resultado, se tem mais agilidade na separação das mercadorias, garantindo maior eficiência e menor tempo na preparação dos pedidos. 

Além disso, com o controle de separação e expedição através de coletor de código de barras, evita que o(a) operador(a) erre na hora do picking e da expedição, corroborando para que a loja envie os itens certos aos clientes corretos.

Conhece o batch picking e como ele pode ajudar na eficiência da separação dos pedidos do e-commerce? Então leia este artigo que a Stokki preparou sobre o assunto. 

Integração com sistemas de e-commerce

Uma vantagem interessante do WMS é a sua integração com plataformas de gestão e e-commerce. Com essa característica, ocorre uma transferência de dados tranquila e consistente entre o sistema de gerenciamento de armazém e a plataforma de vendas online. Na prática, isso otimiza a rotina ao assegurar eficiência na operação.

Como o WMS contribui na redução de custos operacionais?

Ao implementar um sistema WMS, a empresa de e-commerce consegue automatizar seus processos e otimizar operações. Assim, ele ajuda a reduzir os custos relacionados à mão de obra. Uma consequência disso é a precisão em todas as etapas da venda online, inclusive no picking e na embalagem. Ao conquistar essa vantagem, a loja virtual minimiza os erros internos e, portanto, reduz custos associados a devoluções e reenvios.

Automaticamente, ao ter mais eficiência nos processos internos, é possível garantir uma experiência do cliente mais positiva. Com processos mais eficientes, o sistema WMS contribui para entregas rápidas e confiáveis. Ainda, ele facilita o processamento de devoluções ao garantir que os itens que voltaram se reintegrem ao estoque de maneira inteligente.

Veja as dicas da Stokki e aprenda a calcular o estoque de segurança do seu e-commerce.

Vantagens do WMS para e-commerce

Otimização de estoque

Em primeiro lugar, o WMS garante um controle preciso do estoque, reduzindo o risco de excesso ou falta de produtos. Ou seja, isso gera uma gestão de inventário mais eficiente, além de evitar prejuízos associados a produtos obsoletos, avariados ou indisponíveis.

Automatização de processos

Além disso, o sistema automatiza diversas tarefas operacionais, como recebimento, endereçamento, picking, embalagem e contagem de inventário. Na prática, a partir dele é possível reduzir a dependência de processos manuais e aumentar a eficiência da operação como um todo.

Rastreamento em tempo real 

Outra vantagem do WMS para e-commerce é a visibilidade em tempo real sobre a localização dos produtos no armazém. Com isso, se tem mais eficiência e rapidez nas operações diárias.

Redução de erros

Uma característica interessante do WMS está relacionada à redução dos erros de picking e packing. Afinal, ele promove mais assertividade na seleção e preparo dos pedidos para envio. Assim, promove a satisfação do cliente e evita custos associados a devoluções.

Melhoria na experiência do cliente

Ao promover entregas rápidas e confiáveis, esse sistema colabora na satisfação do consumidor. Isso ocorre pois ele permite otimizar os processos logísticos, resultando em entregas mais rápidas.

Integração com sistemas de e-commerce

Ao ser integrado com plataformas de e-commerce, é possível experimentar mais eficiência entre o sistema de gerenciamento de armazém e o de vendas online.

Adaptação a picos de demanda

Essa característica é especialmente importante nas datas comemorativas, como Black Friday, Natal e outras. Afinal, o WMS permite uma gestão de estoque mais eficaz nos períodos de alta demanda. Isso facilita a expansão temporária das operações, garantindo uma resposta ágil às variações na demanda.

Conheça o WMS 4 Brands da Stokki 

Quem busca uma solução funcional para otimizar as operações de um e-commerce pode encontrar no WMS 4 Brands da Stokki um excelente aliado. Afinal, é um software 100% na nuvem, modular e escalável, desenvolvido para aprimorar a logística do e-commerce e proporcionar um processo cada vez mais eficiente. 

Quer enfrentar os desafios logísticos no e-commerce com inteligência? Entre em contato e converse agora mesmo com um de nossos consultores!

Posts relacionados

Grafismo da marca Stokki

Assine nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos sobre e-commerce, fulfillment, logística, armazenagem e gestão omnichannel.

Assinar
Agradecemos o interesse.
Algo deu errado. Tente novamente.