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FIFO, FEFO, LIFO: descubra os principais métodos de gestão de estoque e como aplicar no e-commerce

Descubra como os métodos FIFO, FEFO e LIFO podem transformar a gestão de estoque. Na Stokki temos a solução ideal para o seu e-commerce!

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No universo das vendas online, a gestão de estoque influencia diretamente no desempenho do e-commerce. Afinal, para manter a operação eficiente e bem-sucedida, organização e controle de mercadorias são essenciais. Nesse sentido, existem metodologias extremamente validadas e funcionais, que visam à produtividade e a uma maior eficiência na gestão da movimentação e organização dos produtos estocados. Entre as principais metodologias estão FIFO, FEFO e LIFO, mas como escolher a mais adequada para cada empresa? 

Como a gestão de estoque impacta na rotina do e-commerce?

Antes de conhecer alguns dos principais métodos de gestão de estoque, é importante saber por que essa tarefa é essencial no e-commerce. A gestão de estoque nada mais é do que o processo de acompanhar, organizar e controlar o estoque de uma empresa. Nesse sentido, podemos mencionar todas as etapas relacionadas à mercadoria. Por exemplo: compra com o fornecedor, recebimento, endereçamento (organização dentro do armazém), armazenamento, movimentação e distribuição de produtos ao cliente final.

Uma gestão assertiva tem relação direta com a eficiência da operação. Mas, além disso, ela impacta em outros aspectos, como a satisfação do cliente e os lucros obtidos. Embora não seja novidade, o atendimento ao cliente é fundamental para a consolidação de uma empresa. Por isso, é necessário investir em soluções que assegurem a satisfação do consumidor. Uma alternativa é trabalhar para que os pedidos sejam entregues rapidamente. Para que isso ocorra, é necessário ter um controle preciso do estoque, evitando rupturas, atrasos e cancelamentos de pedidos.

Além disso, a gestão de estoque tem relação direta com a redução de custos operacionais. Na prática, manter o excesso de itens em estoque pode ser oneroso para a empresa. Por outro lado, os estoques insuficientes podem resultar em frustrações para o cliente final e a perda de oportunidade de venda. Ou seja, uma gestão de estoque assertiva ajuda a equilibrar esses custos.

Nesse mesmo contexto, lançar mão de práticas inteligentes para gerir o estoque permite que o gestor tome decisões baseadas em dados. Assim, a compra de mercadorias e os descontos sazonais se tornam mais estratégicos e alinhados à realidade da empresa. 

Quais os principais métodos de gestão de estoque?

Após entender os impactos da gestão de estoque na operação de e-commerce, é hora de conhecer alguns métodos que auxiliam nesse contexto. Em especial, algumas das metodologias mais utilizadas são o FIFO, FEFO e LIFO. Cada uma delas possui suas características e aplicabilidades, por isso, é preciso entender o cenário da empresa para saber qual é a melhor opção. 

FIFO (First-In, First-Out)

Vamos começar com o FIFO, ou “Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair”. Trata-se de uma metodologia que prioriza a venda dos produtos mais antigos. Isso significa que itens que entraram primeiro no estoque, ou seja, adquiridos há mais tempo, deverão sair ou serem vendidos antes dos itens adquiridos mais recentemente. Nesse sentido, o FIFO é adequado para produtos com um giro de estoque médio, sem prazo de validade próximo.

Na prática, o FIFO gera uma circulação constante, respeitando a ordem de chegada dos lotes no estoque, evitando a deterioração de produtos. Assim, colabora para que o valor do estoque vendido e o valor do estoque restante estejam sempre em concordância. 

Como aplicar o FIFO no e-commerce

Existem alguns cuidados básicos para implementar o método FIFO no e-commerce. Primeiramente, deve-se deixar os produtos mais antigos na parte da frente das prateleiras ou no topo das pilhas. Com um sistema de WMS adequado é possível controlar essa organização do armazém e configurá-lo para registrar e rastrear a data de entrada de cada item.

Quais as vantagens do FIFO?

  • Reduz o risco de manter produtos obsoletos ou vencidos em estoque.
  • Ajuda a manter os custos de armazenamento sob controle.
  • Geralmente, corresponde às expectativas do cliente de receber produtos novos/atuais.

FEFO (First-Expired, First-Out)

O método FEFO, ou “Primeiro a Vencer, Primeiro a Sair”, assemelha-se ao FIFO, mas é usado para produtos perecíveis. Como o nome sugere, a data de validade da mercadoria é determinante para a gestão do que deve sair/ser vendido antes, sendo útil para alimentos, cosméticos, medicamentos, suplementos, entre outros. Com o FEFO, produtos com datas de vencimento mais próximas são vendidos primeiro, sem considerar há quanto tempo estão em estoque. Dessa forma, colabora para a redução das perdas e desperdício em estoques perecíveis e de alto giro.

Como aplicar o FEFO no e-commerce

Para implementar o FEFO, a pessoa responsável deve cadastrar as datas de validade de cada produto no seu WMS. Com esse cuidado, é possível trabalhar para que os produtos mais próximos do vencimento sejam identificados e vendidos antes dos outros.

Quais as vantagens do FEFO?

  • Minimiza a perda de produtos vencidos.
  • Garante a conformidade com regulamentações de segurança alimentar e de produtos farmacêuticos e correlatos.
  • Mantém a reputação da marca, ao ter um controle de vendas de produtos novos e com prazo de validade mais longo.
  • Permite planejar ações de promoção para venda de produtos próximo da expiração.

LIFO (Last-In, First-Out)

Por outro lado, o método LIFO, ou “Último a Entrar, Primeiro a Sair”, funciona de forma oposta ao FIFO. Na verdade, ele prioriza a venda dos produtos mais recentes que entraram no estoque, mantendo os mais antigos por último. Mas em que situação isso é aplicável? Em geral, o LIFO é mais adequado para produtos sem data de vencimento, em estoques estáticos, ou de difícil movimentação.

Como aplicar o FIFO no e-commerce?

As lojas que desejam implementar o método LIFO, devem organizar o estoque deixando os produtos mais recentes na frente dos mais antigos nas estruturas de armazenagem. Para auxiliar na aplicação dessa metodologia e em todas as outras, indica-se o uso de um sistema de controle de estoque, como um WMS, que possa fazer o registro das datas de entrada.

Quais as vantagens do LIFO?

  • Pode ser útil para produtos que não têm uma data de validade curta.
  • Possibilita a venda de produtos mais recentes com preços superiores.

Como a tecnologia pode ser utilizada na gestão de estoque?

Como sabemos, a tecnologia tem um papel fundamental na gestão de estoque. E, quando falamos em métodos como FIFO, FEFO e LIFO, ela permite uma aplicação eficaz e ágil. Afinal, sistemas de gestão de estoque são essenciais em um e-commerce, automatizando processos, evitando falhas humanas e gerando mais inteligência administrativa. Essas tecnologias ajudam a manter registros de entrada e saída de mercadorias, rastrear validade, alertar sobre reabastecimento, entre outros.

Além disso, a integração de sistemas de gestão de estoque com um sistema de vendas traz muitos benefícios. Isso permite acompanhar em tempo real a disponibilidade de produtos, evitando a venda de itens sem estoque. A automação e a tecnologia também reduzem o tempo gasto em tarefas administrativas, liberando tempo para focar em aspectos estratégicos do seu e-commerce.

Falando em sistemas de gestão, você sabe como escolher o melhor WMS para o seu e-commerce? Neste artigo da Stokki, você descobre como fazer isso!

Como escolher o melhor método para o seu e-commerce?

Com três métodos eficientes, escolher entre eles pode parecer complicado. No entanto, essa é uma decisão que depende de vários fatores, incluindo o tipo de produto vendido, bem como a demanda dos clientes e a sazonalidade. Ou seja, cada e-commerce pode se beneficiar de formas distintas de cada um, o que requer uma análise detalhada da operação.

O que avaliar na escolha do método de gestão?

1. Produtos

Em primeiro lugar, é importante analisar o tipo de produto em estoque. Produtos perecíveis, sujeitos à obsolescência ou com uma data de validade curta requerem soluções especiais, como o FEFO, com controle de lote e validade.

2. Demanda

A demanda também interfere na escolha do melhor método de gestão. Por isso, é importante considerar a expectativa dos clientes em relação à disponibilidade de produtos e à entrega rápida. 

3. Sazonalidade

Caso o e-commerce tenha picos sazonais de demanda, é necessário avaliar o método de gestão de estoque. Afinal, a metodologia deve ser capaz de lidar com essas flutuações de pedidos.

Tecnologia WMS para gestão de estoque

A partir desses itens, utilize a tecnologia a favor da operação. Depois de escolher o método mais adequado para a gestão de estoque do e-commerce, é hora de implementar sistemas que se adaptem a ele a fim de automatizar o processo e trazer mais inteligência para a operação na hora de sua organização física e da separação.

Com isso, além de experimentar na prática uma rotina mais ágil, será possível otimizar os processos sempre que necessário. Os sistemas de gestão de armazenagem, os chamados WMS, permitem o monitoramento remoto em tempo real, para que o gestor possa acompanhar o desempenho e fazer os devidos ajustes. 

Você sabia? O sistema de gestão de estoque WMS auxilia no planejamento completo da movimentação de produtos dentro do armazém, desde a sua organização no recebimento, endereçamento, reposição, separação e expedição. Por isso, é o melhor aliado para lojistas de e-commerce que desejam escalar a operação com inteligência e assertividade. 

Quer saber como podemos fazer isso? Fale conosco agora mesmo!

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