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Como funciona a logística dos marketplaces (fulfillment)?

Entenda como funciona a logística dos marketplaces (fulfillment) e os serviços disponíveis no mercado oferecidos para os sellers.

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Você sabe como funciona a logística dos marketplaces (fulfillment) que lideram o mercado atualmente?

Sabemos que cada marketplace tem a sua própria operação logística, serviços distintos e formas de adesão únicas. Por isso, é importante entender como esses fulfillments funcionam. 

A seguir você vai saber como a Stokki pode ajudar na sua logística com um WMS eficiente, independente do canal de venda escolhido.

A importância dos marketplaces para os lojistas

Atualmente, é comum que os empresários que trabalham no comércio eletrônico incluam como estratégia de vendas de suas lojas as plataformas de marketplace. Afinal, elas trazem muitas vantagens para a empresa, principalmente para aquelas que estão começando ou que vendem artigos multimarcas.

Entre as principais vantagens estão o reconhecimento da marca e o crescimento no número de vendas. Todavia, ocorre até mesmo o aumento da credibilidade, uma vez que estar atrelado a uma grande plataforma de vendas gera segurança ao cliente. 

Porém, ao mesmo tempo, é fundamental que os lojistas compreendam o funcionamento dos marketplaces. Primeiramente, é preciso entender que o responsável pelo envio é o próprio seller, ou seja, o vendedor. Isto é, a loja que está usando os serviços do marketplace.

Quando uma plataforma se incumbe de entregar os produtos, geralmente é a loja original que assegura a qualidade do atendimento desse processo. Em alguns casos, o seller é quem cuida da logística de entrega, o que depende de aspectos como a região onde se encontra, a relevância da sua loja e o volume de vendas.

Por isso, é importante se atentar às particularidades de cada marketplace, visando escolher a melhor empresa para facilitar a operação logística.

A seguir, vamos explicar como funciona a operação logística de dois marketplaces populares entre os lojistas de e-commerce do Brasil: o Mercado Livre e a Amazon.

Full (Mercado Livre) 

Operação logística

O Full é o serviço logístico de fulfillment oferecido pelo Mercado Livre para sua base de lojistas, que cuida da armazenagem, da preparação de pedidos e do envio dos produtos que os clientes adquirem na plataforma. Ou seja, ele inclui toda a logística do seller na etapa do last mile.

De maneira geral, o processo operacional é simples: o vendedor escolhe as mercadorias que deseja mandar para algum dos centros de distribuição do Mercado Livre, dependendo da região do seller. Então, basta enviá-las para esse CD.

Após o recebimento, os operadores do Mercado Livre recebem os estoques, processam os pedidos, imprimem as notas fiscais de venda (DANFE simplificada) e preparam o pacote para entrega ao consumidor.

Serviços inclusos

  • Além dos processos operacionais e logísticos envolvidos na armazenagem do estoque e entrega do produto ao consumidor final, o Full do Mercado Livre inclui a negociação com a transportadora. 
  • O sistema oferece atendimento em caso de falha no envio ou defeitos decorrentes do frete das mercadorias.
  • As empresas que participam do programa só precisam se preocupar com o marketing e as vendas da sua loja.

Vantagens do Full do Mercado Livre

  • Economia de tempo e qualidade na operação, já que o Mercado Livre se responsabiliza pela estocagem, picking, packing e envio dos pedidos.
  • O Mercado Livre cobre 50% do frete grátis dos produtos a partir de R$ 79,00.
  • As embalagens são cuidadosamente feitas, contribuindo para a imagem e reputação da empresa.
  • Os produtos Full têm maior exposição na plataforma, especialmente em datas comemorativas.

Formas e custo de adesão

  • Os custos de adesão são referentes ao tempo de armazenamento dos itens e ao valor do frete. É cobrado um valor de armazenagem por item e por diária. 
  • Em alguns casos, existem custos extras, como: para a retirada de estoque do centro de distribuição; para estoque parado (sem giro) a partir de 4 meses; para divergência no envio dos itens para abastecimento do armazém.
  • Para ser um vendedor elegível ao Mercado Livre Full, é necessário abrir uma filial dentro do armazém da empresa e possuir o regime de trabalho determinado pela plataforma.
  • A solicitação de adesão ocorre por meio do aceite dos Termos e Condições do marketplace, aliado à configuração do certificado digital e do emissor de nota fiscal.

Contudo, a adesão não para nessa etapa. 

Veja as principais exigências para fazer parte do Mercado Livre Full

  • Cadastrar a empresa no Mercado Livre, preenchendo o formulário online, com dados como Inscrição Estadual e CNPJ.
  • Os usuários do ML Full devem emitir Nota Fiscal de Remessa.
  • A gestão de compras precisa ser realizada dentro da plataforma do Mercado Livre Full.
  • Os produtos comercializados precisam obedecer às diretrizes de peso e dimensões da plataforma.

Porém, existem alguns processos que os lojistas têm que passar para usufruírem do serviço, incluindo o requisito de haver espaço nos armazéns do Mercado Livre (como é o caso da Amazon/FBA) para que a adesão aconteça. 

FBA (Amazon)

Processo logístico

O FBA, Fulfillment by Amazon, como o próprio nome já diz, é o programa de logística oferecido por esse marketplace aos seus vendedores. Ele está presente em diversos países e ajuda a otimizar a logística de envio de produtos dos lojistas que usam a Amazon como canal de venda.

Dentre os serviços logísticos que o programa oferece estão armazenagem, picking, packing e entrega ao cliente final, assim como no Full do Mercado Livre. Além de armazenar as mercadorias, o Fulfillment By Amazon (FBA) centraliza as mercadorias dos lojistas parceiros nos centros de armazenagem do marketplace.

Fora isso, ainda realiza o empacotamento e cuida do envio e despacho dos itens aos clientes finais.

Serviços inclusos

  • Existem mais de 30 categorias de produtos, desde alimentos, eletrodomésticos até jóias e cosméticos.
  • É um serviço ideal para que novos clientes confiem na loja vendedora, já que ela passa a contar com a excelente reputação da Amazon.
  • É possível oferecer os produtos com frete grátis para o consumidor quando estes forem vinculados ao selo Prime.

Formas e custo de adesão

Existem diferentes modalidades de planos para o vendedor escolher, como valor de frete por peso e custo de armazenagem por m3. Entretanto, a cada item vendido há a cobrança de um percentual, geralmente entre 8% e 15%.

É interessante saber que conforme o plano é possível optar pela forma de envio dos produtos. Entre as opções está o FBA, que é a logística de armazenagem da Amazon, ou o DBA (Delivery by Amazon), que é a logística de entrega deste marketplace, feita através de sua rede de transportadoras parceiras. Além desses, existem outros métodos que podem ser utilizados, cada um com suas respectivas tarifas de envio.

Outras plataformas de vendas (marketplaces)

Embora muitos lojistas virtuais optem por trabalhar com o Mercado Livre ou com a Amazon, há também outros marketplaces muito populares no Brasil e que oferecem algum nível de serviço logístico para os sellers.

Veja, então, algumas dessas outras empresas:

  • Magalu (Magazine Luiza): bastante famosa e já existente há alguns anos, a Magalu Entregas tem algumas formas de envio: a Magalu Coletas, que coleta os pedidos no centro de distribuição do lojista; Agências Magalu, no qual o seller pode despachar os pedidos em mais de 400 pontos de coleta habilitadas pelo marketplace; e a Entrega Ultra Rápida, que oferece entregas no mesmo dia ou no dia seguinte, similar ao Flex do Mercado Livre. Além dos serviços de entrega mencionados, a Magalu também oferece o serviço de fulfillment para seus lojistas.
  • Shopee: um dos marketplaces que mais cresce no Brasil, a Shopee oferece serviços de entrega para os lojistas.
  • Via Varejo: grupo responsável pelas marcas Casas Bahia, Extra e Ponto Frio, oferece serviços de fulfillment e entrega para os seus lojistas.

Como o WMS pode otimizar operações de lojas virtuais em marketplaces?

No contexto de um marketplace, um WMS é ideal para otimizar as operações das lojas virtuais que operam com essas plataformas. Primeiramente, o software oferece uma visão centralizada e em tempo real do estoque. Logo, essa funcionalidade permite que os vendedores acompanhem a disponibilidade de produtos em todos os canais de venda. 

Imagine uma rotina agitada, com alta taxa de vendas por dia. Certamente, o Sistema de Gerenciamento de Armazém, como é chamado o WMS, pode ser determinante para evitar erros internos ou mesmo a falta de estoque, garantindo uma experiência de compra satisfatória para os clientes. 

Além disso, ao integrar-se aos sistemas de gestão de pedidos (ERP) e aos marketplaces, um WMS automatiza tarefas como processamento de pedidos, picking e embalagem. No dia a dia, esse recurso ajuda a reduzir os erros de entrada de dados e também o tempo de processamento dos pedidos. Mas, além disso, melhora a eficiência operacional, permitindo que as lojas virtuais atendam rapidamente a demanda, cumprindo seus prazos de entrega.

Vale ressaltar que o WMS oferece recursos de planejamento e rastreamento de estoque, o que é especialmente útil para lojas virtuais que lidam com um grande volume de SKUs e operam em vários centros de distribuição. Ao otimizar a alocação de estoque e o fluxo de trabalho de picking, o WMS ajuda a reduzir custos de armazenagem e movimentação de produtos, além de minimizar os tempos de espera para os clientes. 

Mas suas funcionalidades não param por aí, afinal, com recursos de controle de inventário avançados e ao melhorar a eficiência e a precisão das operações de armazém, o WMS capacita as lojas virtuais a oferecerem uma experiência de compra mais ágil, confiável e satisfatória para os clientes e conseguem rankear melhor sua loja em marketplaces extremamente competitivos, como o Mercado Livre e a Amazon, evitando a perda dos prazos de envio, ruptura de estoque e a troca de itens no pedido.

Na Stokki estamos prontos para ajudar a escalar suas vendas e aumentar a eficiência da sua operação logística. Fale com um de nossos especialistas e conheça nosso WMS agora mesmo!

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