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Como escolher o WMS ideal para e-commerce? Critérios cruciais a considerar

Saiba quais critérios são essenciais na hora de escolher um WMS para e-commerce e aprenda a avaliar as opções disponíveis no mercado.

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Em um mercado extremamente competitivo, sabemos que a gestão eficiente de um e-commerce é essencial para o sucesso. E no centro dessa eficiência está a escolha do WMS ideal para e-commerce. Por entender a relevância dessa decisão, a seguir vamos explorar os principais critérios que você precisa considerar ao selecionar o melhor WMS - Sistema de Gerenciamento de Armazém para sua operação logística. 

O que observar ao escolher o WMS ideal para e-commerce?

Como sabemos, a escolha do WMS ideal para e-commerce impacta diretamente a eficiência operacional da empresa e na consequente satisfação dos clientes. Diante da variedade de opções disponíveis, a primeira dica é realizar uma análise criteriosa para garantir que o WMS esteja de acordo com as necessidades específicas do negócio. Afinal, ele deve suprir e automatizar as principais dores encontradas na gestão operacional.

Essa avaliação prévia deve incluir detalhes como otimização de processos e tarefas, inteligência de dados, integração com plataformas utilizadas, até a escalabilidade, personalização e custos associados à implantação. Na prática, cada um desses aspectos é determinante no sucesso a longo prazo da loja virtual. Ao compreender esses critérios de maneira abrangente, é possível se preparar para tomar decisões informadas e impulsionar a eficiência, a agilidade e o crescimento sustentável.

1. Integração com plataformas existentes

Primeiramente, um dos principais critérios ao escolher o WMS ideal para e-commerce é garantir a integração com as plataformas existentes. Na prática, o WMS deve ser capaz de se conectar harmoniosamente aos sistemas utilizados. Um exemplo é o ERP, permitindo a sincronização de informações sobre estoque, pedidos e status de preparação.

Com base nisso, a dica é se certificar de que o WMS oferece integrações sólidas com as principais plataformas utilizadas pelo ecossistema do e-commerce. Isso vai facilitar a operação e reduzir o risco de erros e interrupções operacionais.

2. Funcionalidades adequadas à operação de fulfillment 

Outro ponto importante de considerar ao escolher um WMS para gerir a operação de um e-commerce é entender se esse sistema oferece funcionalidades que otimizam esse tipo de operação, chamada fulfillment

Diferente dos WMS focados em operações da indústria, os sistemas focados em fulfillment tendem a ter funcionalidades distintas para trabalhar com a grande variedade de SKUs; as diferentes formas de armazenagem, desde um porta palete a um bin; uma dinâmica diferente da área de picking; entre outras funcionalidades para otimizar a separação e a preparação dos pedidos, como picking por onda e tarefas de expedição.

3. Escalabilidade

Em um cenário em constante transformação, a escalabilidade do WMS é um fator determinante. Afinal, à medida que o e-commerce cresce, o sistema deve ser capaz de acompanhar esse crescimento – sem comprometer a eficiência.

Dessa forma, uma dica é optar por um WMS facilmente escalável, em nuvem, que possa  se adaptar às necessidades do negócio. Isso ajuda a garantir que o sistema será capaz de lidar com um aumento no volume de pedidos, expansão de inventário e novas demandas logísticas à medida que a empresa prospera.

4. Possibilidade de customização para atender necessidades específicas

Sabemos que cada empresa de e-commerce tem suas próprias peculiaridades e processos. Portanto, é fundamental escolher um WMS que ofereça opções de customizações, caso seja necessário. Nesse sentido, é importante considerar as particularidades do modelo de negócios para certificar que será possível adaptar o WMS às suas necessidades. 

Isso inclui desde fluxos de trabalho até a possibilidade de ajuste de configurações. Ou seja, a flexibilidade do sistema desempenha um papel essencial para que a operação se torne cada vez mais eficiente e alinhada com os objetivos estratégicos do e-commerce.

5. Custos e Retorno sobre Investimento (ROI)

Por fim, mas não menos importante, deve-se considerar os custos associados à implementação e manutenção do WMS. Isso requer uma avaliação dos preços do sistema, incluindo custos iniciais, mensais e taxas adicionais. 

Além disso, é importante examinar o Retorno sobre Investimento (ROI) esperado, considerando o aumento da eficiência operacional, redução de erros, rupturas de estoque e até mesmo de insumos (como folhas para impressão),  além da melhora na experiência do cliente. Um WMS que oferece um equilíbrio entre funcionalidades robustas e custos sustentáveis é ideal para garantir benefícios tangíveis ao longo do tempo.

O WMS ideal para e-commerce está aqui!

Como se vê, a escolha do WMS ideal para e-commerce é uma decisão estratégica que impacta significativamente a eficiência e a competitividade de um negócio. Assim, ao considerar aspectos como integração, escalabilidade, personalização e custos, sua empresa se prepara para selecionar um WMS que atenda às necessidades atuais. Além disso, ele contribui para o crescimento, com a possibilidade de atender às demandas futuras.

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