Como migrar do dropshipping para a venda diretaComo migrar do dropshipping para a venda direta

Como migrar do dropshipping para a venda direta no seu e-commerce?

Quem está considerando migrar o e-commerce do dropshipping para a venda direta precisa conhecer o fulfillment, um sistema fundamental para garantir uma transição segura e assertiva.

Logo colorido da Stokki
Stokki

A demanda crescente no comércio eletrônico traz consigo algumas estratégias de negócios, entre elas o dropshipping e a venda direta. Enquanto o primeiro oferece conveniência e baixo investimento inicial, muitas empresas estão migrando para a venda direta para maior controle sobre a qualidade do produto, experiência do cliente e margem de lucro. No entanto, para uma transição segura e eficaz, é necessário entender o papel do fulfillment no processo.

O que é fulfillment?

Em primeiro lugar, é válido entender o que é fulfillment. No contexto do e-commerce e da logística, o termo refere-se aos processos que envolvem o recebimento, armazenamento, separação, empacotamento e envio de produtos aos clientes finais. Tudo isso, é claro, de forma eficiente e coordenada. Por isso, podemos dizer que fulfillment é o coração da cadeia de suprimentos de uma loja virtual, onde os pedidos são processados desde a sua confirmação de compra até a entrega.

Nesse sentido, um sistema bem-sucedido garante que os produtos certos cheguem ao cliente certo no momento certo, contribuindo para a satisfação do consumidor e a sua posterior fidelização. 

Agora, quando se fala na transição do dropshipping para a venda direta, o fulfillment assume um papel ainda mais determinante. Afinal, a grande diferença entre um modelo e outro é que no dropshipping você não precisa se preocupar com a logística e a formação de estoque, já que ela é feita pelo fornecedor. Já na venda direta você precisa cuidar de todos os processos internamente, desde a compra dos produtos, o seu armazenamento, separação, embalagem e o transporte entre os pontos, justamente o que compreende o fulfillment.  

O desafio do dropshipping

Por outro lado, o dropshipping ganhou popularidade devido à sua simplicidade, afinal, os varejistas podem listar produtos em suas lojas virtuais sem a necessidade de manter um estoque físico e sem se preocupar com a logística. Em contrapartida, essa abordagem pode trazer uma série de desafios. Entre eles a falta de controle sobre a qualidade dos produtos, tempo de entrega imprevisível, bem como margens de lucro reduzidas devido aos múltiplos intermediários.

É justamente por isso que a migração para a venda direta, assim que o e-commerce começa a performar melhor, vem se mostrando uma resposta eficaz para empreendedores que desejam superar desafios, gerando maior controle e lucratividade.

Aproveite para entender a diferença entre dropshipping e crossdocking neste artigo no blog da Stokki.

Vantagens da venda direta para o e-commerce

Depois de entender as diferenças entre dropshipping e venda direta e como o fulfillment pode ser um processo determinante nesta transição, é hora de desbravar as vantagens dessa mudança. Em geral, a venda direta no e-commerce tem se mostrado extremamente benéfica para empresas de diferentes portes.

Aliás, o segredo para tudo ocorrer de forma fluida e eficaz é ter acesso a um sistema inteligente, como o fulfillment da Stokki, que auxilia no processo de logística do e-commerce, de forma integrada e automatizada junto ao seu ERP e canais de venda. Além do mais, é uma solução interessante para gestores que desejam mais segurança e tranquilidade ao gerenciar o estoque, armazenagem, movimentação de pedidos e a operação logística como um todo, mesmo estando fisicamente distante da operação.

Confira mais vantagens:

1. Controle da qualidade

Ao manter um estoque próprio com a venda direta, é possível garantir a qualidade dos produtos, bem como valorizar a experiência do cliente. Assim, estamos falando de valores essenciais para o fortalecimento da confiança na marca.

2. Flexibilidade de preços

Com margens de lucro mais saudáveis, ganha-se flexibilidade na hora de definir preços, além de oferecer vantagens promocionais. Isso torna a empresa mais competitiva no mercado, sem comprometer a sua rentabilidade.

3. Experiência do cliente 

Ao utilizar a venda direta, a loja online pode oferecer prazos de entrega bastante atrativos – o que sabemos que é um diferencial determinante no mundo do e-commerce, já que ela decidirá sobre os seus processos logísticos, além de poder definir os melhores fornecedores de armazenagem e transporte. Somado a isso, os produtos de alta qualidade contribuem para a satisfação do cliente, resultando na fidelidade à marca.

O papel do fulfillment na transição do dropshipping para a venda direta

Ao chegar até aqui, certamente você entendeu que a chave para uma transição bem-sucedida para a venda direta é um sistema de fulfillment eficiente. Afinal, ele abrange toda a operação logística envolvida no processo de venda de um e-commerce, desde o recebimento do pedido até a entrega ao cliente final. É por isso que um sistema eficiente, integrado e bem planejado otimiza a cadeia de suprimentos e agiliza as operações.

Por falar em e-commerce, que tal conferir as plataformas mais utilizadas pelos empresários do setor neste artigo?

Passo a passo para migrar com sucesso para a venda direta

1. Avaliar o estoque inicial

Ao migrar para a venda direta, é importante que o empresário avalie as suas necessidades de compra para trabalhar com uma formação de estoque inteligente. Ou seja, ele deve ter acesso à quantidade necessária de produtos para atender à demanda inicial sem atrasos, trabalhando no conceito da curva ABC, porém sem compras excessivas para evitar a formação de mercadorias encalhadas. 

2. Escolher bons parceiros de fulfillment

Para o empresário que escolher terceirizar o fulfillment, o segredo está na escolha dos parceiros ideais, assim como entender a melhor localização do armazém para posicionar o estoque. É fundamental optar por empresas confiáveis e experientes no segmento de e-commerce. Afinal, será papel delas cuidar de todo o armazenamento, empacotamento e envio dos produtos.

Caso o empreendedor opte por internalizar a logística, um bom sistema WMS pode ajudá-lo a otimizar seus processos de fulfillment, para expedir mais pedidos em menos tempo, com menos equipe e de forma organizada, automatizada e controlada.

3. Integração de sistemas

Com a integração dos sistemas de logística e gerenciamento de pedidos e estoque, a loja virtual funciona de maneira fluida. Na prática, essa unificação permite que todas as pessoas tenham acesso às informações necessárias em tempo real, facilitando todas as operações.

4. Gerenciamento de estoque

Cuidar do estoque é um detalhe fundamental quando falamos em venda direta. É por isso que o empreendedor deve manter um nível adequado de produtos. Nesse processo, é válido conhecer os itens com maior saída, a fim de evitar que a falta de produtos – ou mesmo o excesso daqueles com pouca procura – prejudique a operação. Aliás, a integração de sistemas de fulfillment permite essa visão clara e objetiva do estoque.

5. Transparência e agilidade na entrega

Por fim, o resultado de um processo eficaz se reflete na hora do envio dos produtos. Dessa forma, é essencial que o e-commerce tenha um sistema eficiente para agilizar a entrega das mercadorias. E um detalhe muito importante é permitir que o cliente tenha acesso ao status do pedido. Além disso, a loja deve fornecer informações de rastreamento atualizadas para que o consumidor possa monitorar o progresso de suas encomendas.

Antes de terceirizar o fulfillment do seu e-commerce, dê uma olhada neste conteúdo que preparamos!

Pensando em migrar do dropshipping para a venda direta?

Em resumo, podemos dizer que a migração do dropshipping para a venda direta no e-commerce é uma estratégia benéfica. Entre suas vantagens está o maior controle, qualidade e lucratividade da empresa.

Nesse sentido, o fulfillment assegura uma transição eficiente, valorizando a experiência do consumidor. Para tanto, é preciso escolher parceiros confiáveis, investindo em sistemas integrados para otimizar a operação e alavancar as vendas. 

O fulfillment da Stokki é uma escolha inteligente para lidar com a logística de vendas diretas. Com um sistema integrado e amigável, o empreendedor consegue migrar do dropshipping com total tranquilidade e segurança, aprimorando seus conhecimentos em gestão de estoque, armazenagem e operação logística, além de contar com uma rede armazéns presente em diferentes pontos estratégicos do Brasil, como Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Espírito Santo.

Entre em contato e conheça o fulfillment da Stokki!

Posts relacionados

Grafismo da marca Stokki

Assine nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos sobre e-commerce, fulfillment, logística, armazenagem e gestão omnichannel.

Assinar
Agradecemos o interesse.
Algo deu errado. Tente novamente.