Armazém de carga refrigeradaArmazém de carga refrigerada

Armazenagem refrigerada: o que saber antes de contratar

Saiba o que considerar antes de contratar um armazém refrigerado, os níveis de refrigeração existentes no mercado e o conceito da cadeia de frio.

Logo colorido da Stokki
Stokki

O mercado de cargas refrigeradas e, respectivamente, da cadeia de frio, esteve em ascensão nos últimos anos no Brasil. No entanto, em um país com dimensões continentais como o nosso, garantir que um produto permaneça em temperatura estável durante todas as etapas do ciclo logístico é um desafio. Esse processo exige uma ampla malha de operadores especializados e cuidados em todos os detalhes.

No caso das empresas que lidam com produtos perecíveis e sensíveis a altas temperaturas é fundamental escolher um local adequado para armazenar o estoque. Afinal, estamos falando de itens como alimentos in natura ou processados, cosméticos, farmacêuticos, velas ou mesmo obras de arte. E esse cuidado influenciará diretamente na qualidade das suas mercadorias.

Entendendo mais sobre a cadeia de frio

O grande desafio da cadeia de frio (ou rede de frio) é manter sob controle a temperatura de produtos sensíveis à variação térmica. E esse cuidado deve permanecer durante todo o percurso do item entre a produção e o consumo. 

Esse conceito envolve todos os processos e estruturas criadas para garantir a qualidade dos produtos que necessitam de temperatura controlada durante a atividade logística.

Faz parte da cadeia de frio:

  • Transporte;
  • Armazenagem;
  • Equipamentos especializados;
  • Equipe especializada;
  • Tecnologias e sistemas para monitorar e gerir a temperatura constantemente;
  • Implantação de procedimentos-padrão específicos para todos os profissionais envolvidos no processo.

Desse modo, o sucesso da gestão da cadeia de frio passa pela adequação de ambientes à variação de temperatura. Além disso, inclui um rigoroso controle sobre as suas variáveis e um alto nível de cuidado e investimentos para garantir a qualidade da operação. Tudo isso, na prática, tem o objetivo de preservar a qualidade das mercadorias, assegurando que cheguem em perfeito estado ao consumidor.

Armazenagem refrigerada e os níveis de refrigeração

A diferença entre armazenagem seca (em temperatura ambiente) e armazenagem refrigerada está justamente no controle da temperatura dentro de uma determinada estrutura física. Nos armazéns, podem ser usadas câmaras frias, salas frias, ou a estrutura de um galpão inteiro. Na prática, essa escolha vai variar conforme a necessidade da indústria e do operador logístico que a oferece.

O armazenamento a frio preserva a integridade do produto armazenado, além de aumentar a sua segurança e higiene. Além disso, essa técnica permite um maior controle da produção e da gestão de estoque, possibilitando equilibrar a oferta de acordo com a demanda do mercado.

Os níveis de refrigeração existentes no mercado de armazenagem são basicamente os seguintes:

Temperatura controlada (entre 10ºC e 18ºC)

Ideal para produtos que sofrem com altas temperaturas, como frutas, vegetais, sementes, chocolates, vinhos, alguns tipos de cosméticos, produtos químicos e obras de arte.

Resfriado (entre 0ºC e 10ºC)

Indicado para produtos que precisam ser conservados no frio, mas que não necessitam ser congelados. Aqui, podemos incluir laticínios, carnes frescas, embutidos, algumas frutas, hortaliças e oleaginosas, vacinas e medicamentos.

Congelada (entre -25ºC e 0ºC)

Ideal para alimentos congelados em geral, como carnes, sorvetes, pizzas, lasanha, tortas, etc.

Túnel de congelamento (entre -45ºC e -25ºC)

Utilizado especificamente na indústria. Nesse caso, serve para um processo de congelamento rápido dos produtos. Eles entram no túnel com a temperatura em que foram fabricados, saindo congelados na temperatura em que deverão ser mantidos. Não é utilizado para o processo de armazenagem em si.

O que considerar ao escolher um armazém refrigerado?

Agora que já explicamos o conceito da cadeia de frio e da armazenagem refrigerada, é hora de saber como escolher um armazém refrigerado. Afinal, é importante avaliar alguns atributos durante essa escolha, conforme veremos a seguir.

Qual o nível de refrigeração que a sua carga precisa?

O primeiro passo é entender o grau de resfriamento em que a sua carga precisa permanecer. Existem armazéns que só trabalham com temperatura controlada, outros só com congelados e, ainda, alguns que oferecem espaços com diferentes níveis de refrigeração. Com isso em mente é possível tomar uma decisão estratégica e inteligente.

Qual espaço de armazenagem refrigerada é necessário para manter o seu estoque?

Isso serve para qualquer processo de armazenagem, seca ou resfriada. Portanto, é preciso determinar qual espaço o estoque frio ocupará no operador logístico (em metros cúbicos ou paletes). Dependendo do volume, uma câmara fria ou uma sala refrigerada já poderia solucionar a questão.

Qual a estrutura necessária para receber, manter e movimentar o seu produto refrigerado?

Existem produtos que, além de precisarem de um ambiente refrigerado, também necessitam de controle da umidade para evitar mofos ou uma deterioração mais acelerada. Nesses casos, antes de contratar, é importante averiguar se o operador logístico possui sistemas próprios para controle da umidade no local.

Outra questão é em relação à carga e à descarga dos produtos. É fundamental entender onde esses processos ocorrem e também a agilidade. Por exemplo, existe uma área com temperatura controlada para essas operações? Se não, quanto tempo elas duram e em que situação? O seu produto aguenta ficar quanto tempo em temperatura ambiente sem que seja danificado? Considerando esses detalhes, é essencial pensar em todas as etapas para evitar perdas no caminho.

Certificações dos galpões logísticos

Normalmente, os galpões logísticos que armazenam carga fria são certificados pela ANVISA. Com isso, precisam cumprir um padrão de segurança para garantir a manutenção da temperatura e a integridade do estoque. 

Outros serviços da cadeia de frio

Muitos operadores logísticos que trabalham na cadeia de frio oferecem uma solução logística completa dentro da rede, incluindo o transporte refrigerado. Como na armazenagem, existem caminhões equipados para receber cargas com diferentes níveis de refrigeração. Por isso, é importante averiguar essa questão antes de contratar uma transportadora. 

Qual o método de gestão de estoque indicado para mercadorias refrigeradas?

Como sabemos, existem diferentes métodos para a gestão de estoque se tornar mais eficiente e prática. Em especial, FIFO, FEFO e LIFO ajudam a garantir uma rotina mais produtiva, considerando as particularidades de cada item.

FIFO

Sigla utilizada para First-in, First-out (Primeiro a entrar, Primeiro a sair), o FIFO dá prioridade à venda dos produtos mais antigos do estoque. Assim, aqueles itens que deram entrada por primeiro, ou seja, que foram adquiridos há mais tempo, terão prioridade na hora da venda. Nesse caso, o FIFO não se relaciona de maneira direta com os produtos que possuem prazo de validade próximo, nem mesmo aqueles considerados perecíveis.

FEFO

Por sua vez, o método do Primeiro a vencer, Primeiro a sair (First-expired, First-out) é indicado para os produtos perecíveis do estoque. Nesse caso, a data de validade do item é uma prioridade, sendo determinante na gestão do que deve ser vendido primeiro. Aqui, podemos incluir itens como alimentos, medicamentos, cosméticos, entre outros.

LIFO

Já o método conhecido como Último a entrar, Primeiro a sair (Last-in, First-out) prioriza a saída dos itens que chegaram por último no estoque, enquanto aqueles mais antigos permanecem nele. Aqui, produtos perecíveis, com datas de validade ou mesmo os refrigerados não podem ser gerenciados a partir desse método.

Utilizando a tecnologia a seu favor: considere implementar um WMS para gestão de estoque

A escolha pela melhor metodologia de gestão de estoque vai depender das características dos produtos que são armazenados. Depois dessa análise, que pode incluir tanto o tipo de produto, quanto a demanda e a sazonalidade desses itens, uma dica interessante é a implantação de um sistema WMS para trazer mais controle na movimentação desses produtos.

Como se sabe, a tecnologia é aliada para uma rotina mais ágil e eficiente. Com isso, um software de gestão de estoque para e-commerce é uma estratégia que ajuda a automatizar os processos. Assim, se alcança uma maior precisão e eficácia na operação, desde a organização física do estoque até o momento de separação de pedidos. 

No caso da armazenagem refrigerada, o WMS é especialmente útil, uma vez que permite acompanhar em tempo real o estoque por lote e validade e trazer automação para sua organização dentro do armazém e precisão na hora de expedir. Com isso, o gestor responsável pode tanto monitorar o prazo de expiração dos produtos, como verificar a necessidade de ajustes para assegurar a melhor gestão sob seu inventário.

As soluções de WMS da Stokki, ajudam as empresas a terem maior controle e segurança na gestão de estoques perecíveis. 

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a superar os desafios logísticos da sua empresa.

Posts relacionados

Grafismo da marca Stokki

Assine nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos sobre e-commerce, fulfillment, logística, armazenagem e gestão omnichannel.

Assinar
Agradecemos o interesse.
Algo deu errado. Tente novamente.