Mulher utilizando o notebook dentro de um armazémMulher utilizando o notebook dentro de um armazém

Qual o preço do WMS? Entenda como ele é calculado!

Se você chegou até aqui, provavelmente está se perguntando qual o preço do WMS, certo? A seguir, entenda quais fatores influenciam no orçamento do software!

Logo colorido da Stokki
Stokki

As empresas de e-commerce, marketplace e outros canais de venda online precisam contar com soluções eficientes para o gerenciamento de sua operação. Manter o estoque em dia e controlar as etapas da venda – do recebimento da mercadoria no armazém à expedição – é um desafio constante.

No entanto, tudo isso pode ser facilitado com a implementação do WMS, o Sistema de Gerenciamento de Armazém. Se você chegou até aqui, provavelmente está se perguntando qual o preço do WMS, certo? A seguir, entenda quais fatores influenciam no orçamento do software!

Você também pode se interessar: Descubra as diferenças entre ERP e WMS na gestão logística 

O que é WMS?

Antes de explicarmos como é formado o orçamento do WMS, que tal relembrar o que é o software de gerenciamento de armazém? Como o próprio nome sugere, trata-se de um sistema operacional que otimiza a performance organizacional de uma operação dentro de um armazém. Ele trabalha com a integração de todos os processos logísticos de movimentação de materiais de uma empresa, da gestão e controle de estoque, ao recebimento, armazenagem, expedição, distribuição e devolução de produtos. 

O WMS é considerado um software essencial para a gestão de armazéns. Ele registra a movimentação de todos os produtos, contabiliza vendas e ajuda na separação de itens para expedição. De forma resumida, é o sistema ideal para empresas que têm a logística como um pilar fundamental do seu negócio, seja ele um e-commerce, atacadista, varejista, ou que venda em marketplace e deseja crescer de forma inteligente. 

Agora sim, vamos ao que interessa! Afinal, qual é o preço do WMS? É um software caro? Somente grandes e-commerces podem implementar ou lojas virtuais de pequeno porte também podem aproveitar? Entenda a seguir!

Quanto custa implementar o WMS?

Se você chegou até aqui achando que iria encontrar um número claro e específico está enganado. O preço do WMS não é fácil de ser calculado, afinal, ele depende de variáveis que consideram características de cada negócio. O que é certo dizer é que o preço do software não está disponível na internet simplesmente porque não é possível fixar um valor único para ele. Mas, não se preocupe. Vamos explicar melhor quais são as variáveis que impactam no valor final do sistema.

Entendendo o preço do WMS e como ele é calculado

Embora não seja possível encontrar valores fixados para o WMS, nós podemos esclarecer algumas questões. O orçamento de um software de gerenciamento de armazéns é constituído de alguns elementos, que consideram a peculiaridade de cada armazém ou dark store. Afinal, por se tratar de um sistema que integra todos os procedimentos logísticos de uma empresa, ele está conectado ao funcionamento da operação como um todo. 

Porém, existem elementos que ajudam a constituir um orçamento de WMS e é sobre eles que vamos falar a seguir. De acordo com a necessidade da sua operação, é possível compreender o valor de investimento para a implantação do sistema.

Leia também: Conheça os principais sistemas de gestão logística para fulfillment

1. Funções disponíveis no WMS

Como sabemos, o WMS pode incluir diversas funcionalidades para otimizar a operação no armazém. Dos sistemas mais simples aos mais complexos, de acordo com as operações disponibilizadas o preço pode ser alterado. Porém, não adianta optar por sistemas simplificados se a sua operação exige ferramentas complexas.

Apesar de economizar na implantação do software, ele não irá gerar os resultados desejados por não estar adequado à realidade da empresa. O ideal é avaliar as necessidades que o WMS deve suprir e os desafios que cada negócio enfrenta nas etapas de recebimento, endereçamento, separação e expedição, para, então, analisar qual o modelo ideal de metodologia e soluções. Por exemplo, o WMS pode ser integrado ao ERP para soluções ainda mais automatizadas de gerenciamento de e-commerce e marketplace.

2. Quantidade de licenças contratadas

De acordo com a quantidade de operadores dentro do armazém, a quantidade de licenças do WMS será modificada. Isso significa dizer que armazéns menores podem utilizar um menor número de licenças, enquanto armazéns maiores pedem uma quantidade maior. E não é apenas o número de licenças que influencia no orçamento do WMS, afinal, cada uma delas precisará de atualizações periódicas.

3. Implantação SaaS ou on-premise

A implantação de um sistema leva em conta, além do tipo de arquitetura, os serviços de treinamento, consultoria, tipos de integrações e customizações que necessitam ser feitas para atender à determinada empresa.

Um dos aspectos que influencia no preço do WMS é o tipo de arquitetura do sistema. Geralmente, o software está disponível em SaaS (Software as a Service) ou on premise. A primeira delas diz respeito à implantação da arquitetura na nuvem, logo, pode haver custo para a hospedagem do sistema. Aqui também deve ser incluída a mensalidade para cada licença de WMS contratada.

Já o sistema on-premise costuma ter valor elevado e consiste na implantação do sistema de gerenciamento em um servidor físico na própria empresa (hardware). Nesse caso, as licenças de uso para o WMS são de propriedade perpétua do cliente. Por se tratar de uma solução que fica nas mãos do cliente, é preciso ter uma equipe responsável pela manutenção do sistema físico, incluindo todos os custos relacionados.

4. Preço do hardware, demais dispositivos e sistemas físicos (on-premise)

No caso de softwares on-premise, o orçamento inclui o custo relacionado ao hardware e demais sistemas físicos necessários para o funcionamento completo do software. Aqui, entram valores referentes à integração do sistema com o armazém, infraestrutura e instalação de servidores, manutenção, geradores, banco de dados, entre outros itens.

5. Demais custos

Por fim, o orçamento pode variar conforme os serviços extras solicitados. Além da implantação do sistema e da mensalidade, vimos que pode ser cobrado um valor para a hospedagem na nuvem ou mesmo a manutenção do servidor físico.

Ainda, podem ser incluídos no preço do WMS o suporte técnico, muitas vezes com atendimento remoto, bem como o monitoramento em tempo real, customizações, atualizações, integrações e outras funcionalidades do sistema que não foram contratadas inicialmente pela empresa.

Você pode se interessar: Conheça o WMS 4 Brands da Stokki e melhore sua operação logística

Seu WMS está na Stokki!

Agora que você já sabe o que observar e quais itens influenciam no preço de um WMS, que tal conhecer as soluções desenvolvidas pela Stokki e entender como elas podem ajudar o seu negócio a operar com mais eficiência? 

Nosso software é online, 100% na nuvem, desenvolvido em microsserviços e com arquitetura API first. Entre em contato e solicite o seu orçamento agora mesmo!

Posts relacionados

Grafismo da marca Stokki

Assine nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos sobre e-commerce, fulfillment, logística, armazenagem e gestão omnichannel.

Assinar
Agradecemos o interesse.
Algo deu errado. Tente novamente.