Você sabe como funciona a logística dos marketplaces (fulfillment) existentes no mercado atualmente?
Se não, fique tranquilo, pois vamos abordar sobre essa questão no texto de hoje, mostrando a você quais as principais plataformas logísticas oferecidas pelos marketplaces para distribuição e envio de produtos.
Afinal, sabemos que cada marketplace tem a sua própria operação logística, serviços oferecidos distintos e formas de adesão únicas.
Por isso, vamos trazer um panorama geral sobre esses fulfillments e também iremos explicar como a Stokki pode ajudar na logística da sua empresa, independente do canal de venda escolhido.
Acompanhe!
A importância dos marketplaces para os lojistas
Hoje, é bastante comum que os empresários queiram incluir como estratégia de vendas de suas lojas as plataformas de marketplace, já que essa inclusão traz muitas vantagens para o empreendimento, principalmente para os que estão começando ou que vendem artigos multimarcas.
Entre as principais vantagens podemos destacar o reconhecimento da marca, o crescimento no número de vendas e até mesmo o aumento da credibilidade, por trazer segurança ao cliente, já que sua loja está atrelada às políticas de uma grande plataforma.
Por outro lado, é fundamental que os lojistas compreendam o funcionamento dos marketplaces, até para poder expor suas sugestões e cobrar melhorias.
A princípio, é preciso entender que o responsável pelo envio é o seller (vendedor) em questão, isto é, a loja que está usando os serviços do marketplace.
Isso porque, quando uma plataforma fica incumbida de entregar os produtos, geralmente é a loja original que assegura qualidade do atendimento desse processo, o que inclui recebimento de críticas e elogios.
Ademais, em alguns casos, o seller é quem cuida da logística de entrega, o que depende muito da região onde se encontra, da relevância da sua loja e do volume de vendas.
Por isso, é muito importante se atentar às particularidades de cada marketplace, visando escolher a melhor empresa para facilitar a operação logística, que é tão importante para o sucesso do negócio.
A seguir, vamos explicar como funciona a operação logística de dois principais marketplaces utilizados pelos lojistas de e-commerce do Brasil: o Mercado Livre e a Amazon.
Full (Mercado Livre)
Operação logística
O Mercado Envios Full é um recurso logístico do Mercado Livre que cuida dos envios dos produtos adquiridos no ML, incluindo toda a logística do seller.
Ou seja, esse facilitador não trabalha apenas com o envio/transporte, mas também com a armazenagem, picking e packing, até a entrega para o cliente final. Seu funcionamento assemelha-se ao FBA da Amazon.
O processo operacional é simples: o vendedor escolhe quais mercadorias quer mandar e enviar para o centro de distribuição.
Após o recebimento, os operadores processam os estoques, emitem as notas fiscais de venda e preparam o pacote para entrega ao consumidor.
Serviços inclusos
Além dos processos operacionais e logísticos envolvidos na entrega do produto ao consumidor final, o Full do Mercado Livre inclui também a negociação com os Correios ou transportadora.
O sistema oferece atendimento em caso de qualquer problema relacionado a falhas no envio ou defeitos decorrentes no frete das mercadorias.
Assim, as empresas que conseguem aderir ao programa só precisam se preocupar com o marketing e as vendas da sua loja.
Porém, existem diversos processos que os lojistas têm que passar para serem usufruírem do serviço, incluindo o requisito de haver espaço nos armazéns do Mercado Livre (como é o caso da Amazon/FBA) para que a adesão aconteça.
Formas e custo de adesão
Não há um valor fixo total para adesão ao Mercado Envios Full.
Os custos são referentes ao tempo de armazenamento dos itens (que gira em torno de R$0,003 e R$0,083) e do valor do frete que os lojistas optantes pelo Full precisam pagar.
Além disso, o Mercado Livre possui uma política de frete grátis para compras acima de R$79,00.
Compras acima desse valor sofrem acréscimo no preço final em decorrência da chamada tarifa de comissão, que o vendedor deve adicionar ao preço do produto.
Essa tarifa depende do peso da mercadoria, o que no entanto compensa bastante, já que os usuários do Mercado Envios Full pagam 11% a menos que outros sistemas tradicionais de envio.
Podem haver outros custos na retirada de estoque do centro de distribuição, bem como no estoque parado (sem giro) a partir de 2 meses.
Para ser um vendedor elegível ao Mercado Livre Full, é necessário abrir uma filial dentro do armazém da empresa e possuir o regime de trabalho determinado pela plataforma.
A solicitação de adesão ocorre por meio do aceite dos Termos e Condições do marketplace, aliado à configuração do certificado digital e do emissor de nota fiscal.
Contudo, a adesão não para nessa etapa. Veja as principais exigências para fazer parte do Mercado Livre Full:
- Cadastrar a empresa no Mercado Livre, preenchendo o formulário online, com dados como Inscrição Estadual e CNPJ;
- Os usuários do ML Full devem emitir Nota Fiscal de Remessa;
- A gestão de compras precisa ser realizada dentro da plataforma do Mercado Livre Full e;
- Os produtos comercializados precisam obedecer às diretrizes de peso e dimensões da plataforma.
Aliás, as pequenas empresas só podem faturar até R$4,8 milhões de receita bruta anual para poderem continuar usando esse sistema logístico do marketplace, o que daria cerca de R$400 mil/mês. Já para as microempresas, esse limite é de R$360 mil ao ano. Empresas que faturam acima desses valores não podem participar do programa.
FBA (Amazon)
Processo logístico
O FBA Amazon está presente em diversos países e foi pensado para otimizar a logística de envio de produtos dos vendedores que usam o marketplace Amazon.
Dentre os serviços logísticos oferecidos pelo programa estão a armazenagem, picking, packing e entrega ao cliente final, assim como no Full do Mercado Livre.
Além de armazenar as mercadorias, o Fulfillment By Amazon (FBA ou FBA Amazon) centraliza as mercadorias dos lojistas parceiros nos centros de armazenagem do marketplace.
Fora isso, ainda trabalha com o empacotamento das peças e cuida do envio e despacho dos itens aos clientes finais.
Serviços inclusos
O FBA Amazon possui atendimento 24 horas por dia, além de elegibilidade de diversas mercadorias para o Amazon Prime.
Inclusive, esse serviço é ótimo para que muito mais clientes confiem na sua empresa, já que ela passa a contar com a excelente reputação do FBA Amazon.
Também há a possibilidade de oferecer os produtos com frete grátis para o consumidor quando estes forem vinculados ao selo Prime.
Formas e custo de adesão
Não há um preço geral para aderir ao programa, mas a cada item vendido existe um percentual de cobrança embutido, geralmente entre 11% e 15%.
Sobre a adesão, ela começa no acesso ao Seller Central, seguido da associação da sua loja à Central do Vendedor, onde os produtos que você quer inserir no FBA Amazon devem ser adicionados.
Depois, após separadas as mercadorias para envio ao centro de distribuição, é preciso seguir os requisitos de etiquetas de envio.
Por fim, é necessário imprimir essas etiquetas, fazer o envio do inventário e aguardar a chegada dos itens ao centro de distribuição para ativação no marketplace.
Confira um resumo das regras e do passo a passo para aderir ao FBA Amazon:
- O FBA funciona sob demanda, ou seja, você só paga pelo espaço estocado e pelos pedidos gerenciados pela plataforma logística;
- Atualmente, o Fulfillment by Amazon funciona apenas para empresas do estado de SP e que pertençam ao regime do Simples Nacional;
- Parceiros localizados em outros estados ou não-pertencentes ao Simples Nacional têm uma alternativa: o Amazon Onsite, um modelo em que o lojista cuida da sua própria logística, ou seja do armazenamento, manuseios e empacotamento dos produtos, mas tendo como vantagem o uso do sistema do marketplace para gerenciar o seu estoque;
- É preciso verificar se não há restrição quanto ao endereço fiscal da empresa (CNPJ) e;
- É necessário a análise da coleta de estoque e dos tipos de produtos que podem ser enviados aos armazéns da Amazon.
Outras plataformas de vendas (marketplaces)
Embora muitos lojistas virtuais optem por trabalhar com o Mercado Livre ou com a Amazon, há também outros marketplaces muito populares no Brasil e que oferecem algum nível de serviço logístico para os sellers.
Veja, então, algumas dessas outras empresas:
- B2W Marketplace: grupo responsável pelas lojas Americanas, ShopTime, Submarino e Sou Barato, essa empresa oferece os serviços B2W entregas e B2W fulfillment;
- Magalu (Magazine Luiza): bastante famosa, a Magalu Entrega tem duas formas de envio. A Entrega Full, no qual as comissões são cobradas apenas em cima do valor dos itens, e o Entrega Híbrida, onde os produtos se adequam às medidas dos Correios, o que possibilita que o frete seja calculado através do seu integrador.
- Via Varejo: grupo responsável pelas marcas Casas Bahia, Extra e Ponto, usando como critério de cobrança o pagamento de uma comissão sobre a venda realizada, que é sempre variável de acordo com o produto.
Mudanças nas cobranças dos marketplaces em 2022
Veja as principais mudanças que ocorreram na cobrança dos fulfillments do Mercado Livre e Amazon em 2022.
Full (Mercado Livre)
Antes gratuita, a tarifa de armazenagem do Mercado Livre (Full) passou a ser diária, dependendo do tamanho da mercadoria, exceto a categoria de supermercado.
Ademais, as taxas de frete grátis do seller foram igualadas aos demais serviços da plataforma.
A tarifa de coleta dos produtos do seller para envios aos armazéns do Mercado Livre também sofreu alteração, passando a ser de R$72 para cada metro cúbico de itens enviados.
Em mercadorias a partir de R$79, o valor do custo de envio foi ajustado de 40% para 10%.
FBA (Amazon)
A Amazon começou a cobrar uma taxa de 5% dos vendedores da plataforma desde abril.
Por enquanto, apenas os usuários que usam o Fulfillment by Amazon (FBA) serão afetados, mas isso implica em um possível aumento nos preços gerais dos produtos vendidos no site.
Afinal, à medida que as margens dos lojistas são afetadas, consequentemente os clientes podem sentir esse efeito no bolso.
Conte com a Stokki para potencializar a sua operação logística nos marketplaces
Esperamos que com esse artigo você tenha aprendido um pouco sobre como funciona a logística dos marketplaces (fulfillment) do Mercado Livre e da Amazon. Como vimos, cada marketplace possui detalhes distintos e níveis de serviços logísticos diferentes.
Além disso, uma vez que há diferentes canais de venda, junto do marketplace, como o site próprio, social selling, B2B, D2C, entre outros, é necessário que o lojista tenha uma solução que atende a essas diferentes demandas de forma centralizada e com gestão integrada do estoque, em todos os canais.
Nesse sentido, a Stokki é a empresa perfeita para atender todo esse processo, pois nosso software e a nossa rede de armazenagem se integra aos principais ERPs do mercado, trazendo uma solução única de operação e gestão logística para todos os canais de venda, sem que você tenha que dividir o estoque em armazéns de diferentes empresas, com diferentes sistemas de gestão.
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