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Como organizar a logística do seu e-commerce?

Se você tem uma loja online, precisa estar atento a diversas questões - a logística é uma das mais importantes.

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No segmento das vendas online, a gestão do negócio é essencial. Por isso, se você tem uma loja online, precisa estar atento a diversas questões. Uma das dúvidas mais comuns entre os empreendedores digitais é justamente em relação à logística inteligente. Afinal, diferente de uma loja física, esse tipo de comércio requer soluções específicas. Por isso, que tal saber um pouco mais sobre esse assunto e otimizar o seu negócio? Continue a leitura e descubra como organizar a logística do seu e-commerce.

Seja qual for o segmento e o porte do seu e-commerce, pensar na logística é essencial, a fim de garantir mais assertividade no dia a dia. Esse é um aspecto que influencia diretamente nos bons resultados. Afinal, com uma logística eficiente, a satisfação dos clientes é conquistada. Por isso, o empreendedor deve estar atento aos processos, pensando na fluidez de todas as etapas. Desde a compra da mercadoria, organização do estoque, venda e envios, tudo é considerado logística.

Quais são as etapas da logística de e-commerce?

  • Recebimento de mercadorias do fornecedor
  • Organização e controle de estoque
  • Opções de frete para o cliente
  • Recebimento de pedidos
  • Armazenagem
  • Separação de itens em estoque (picking)
  • Embalo dos produtos (packing)
  • Envio dos pedidos
  • Acompanhamento da entrega
  • Atendimento pós-vendas

O que você precisa saber?

Para organizar a logística do seu e-commerce, é necessário considerar todas as etapas acima. Isso se torna essencial no mercado atual, quando as compras online movimentaram quase R$ 54 bilhões no primeiro semestre de 2021, de acordo com relatório da Ebit ; Nielsen em parceria com o Bexs Banco. Geralmente, os adeptos das compras online buscam esse tipo de negociação devido à facilidade. Além disso, agilidade na entrega e opções variadas de produtos, somado aos preços atrativos, são aspectos que atraem o público.

Devido a esse crescimento do mercado, as empresas que atuam no segmento devem pensar em soluções para otimizar a rotina. Ao qualificar a logística, o empreendedor aumenta as chances de novas vendas, fideliza clientes e expande o seu negócio. Neste mercado, inclusive, a logística é considerada um importante diferencial competitivo. Logo, empresas que conseguem trabalhar bem com tais questões despontam no nicho de atuação. Uma boa logística inclui organização do estoque, preço atrativo para o frete, rápido processamento de pedidos (picking e packing), embalagem de qualidade, agilidade na entrega e pós-vendas qualificado. Esses são os pilares fundamentais das vendas online e pensar em cada etapa é requisito para o sucesso do negócio.

Nesse sentido, uma dica para qualificar os processos é investir em soluções otimizadas e tecnológicas. A Stokki é um software de fulfillment idealizado justamente para os empreendedores que desejam otimizar suas operações. O sistema 100% em nuvem permite a ampliação da capacidade de atendimento a partir de uma logística que integra diversos armazéns ao ERP dos e-commerces, automatizando todos os processos.

Como visto, a organização é primordial em um e-commerce, já que é a partir dela que se tem controle sobre o negócio. Assim, todo o fluxo da loja virtual é otimizado, o que gera mais eficiência e diferenciação no mercado. A logística eficiente também está relacionada ao uso inteligente de recursos e redução de custos, auxiliando o empreendedor na estruturação do seu negócio. Esses são aspectos essenciais para o sucesso do e-commerce, possibilitando sua expansão e aumento dos lucros.

Resumindo...

Para organizar a logística do seu e-commerce, você deve avaliar:

1.Estoque

O estoque da loja virtual deve permanecer organizado, com registro de entradas e saídas de itens. Outra dica é separar o estoque no modelo chamado de curva ABC. Ele sugere que os produtos sejam separados por categorias, então denominadas de A, B e C, representando a importância econômica de cada uma para a loja. Isso permite um panorama sobre o estoque, além de oferecer ao gestor uma visão sobre os produtos com alta, média e baixa rotatividade.

2.Fornecedores

Ter uma rede confiável de fornecedores também é essencial. E isso vale para todos os segmentos de lojas online. Afinal, como a rotatividade de produtos tende a ser alta e rápida, o empreendedor deve se organizar para não perder vendas devido à falta de itens. Assim, contar com fornecedores variados e de confiança auxilia nesse quesito, além de proporcionar melhores condições de compra, com valores e formas de pagamento diferenciados.

3.Frete

A logística do frete é uma das mais importantes. Isso porque, os consumidores justamente buscam entrega rápida e eficiente quando compram em e-commerce. Assim, é importante que a loja ofereça diferentes opções para seus clientes, com prazos de entrega e valores diferenciados. Aliás, você sabia que entre as principais causas de abandono de carrinhos nas lojas virtuais estão os valores excessivos de frete e a demora no prazo de entrega? Por isso, permanecer atento a esse detalhe é importante e necessário.

4.Embalagem

Conhecido como “unboxing experience”, o cuidado com a embalagem é muito importante. Utilizar pacotes bonitos, com atrativos visuais e, claro, uma embalagem que garanta a segurança do produto, são detalhes que somam à experiência do consumidor. Por isso, é fundamental atentar para a forma como o item será embalado e, ainda, verificar as condições em que ele chegará às mãos do cliente.

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