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Como escolher o melhor WMS para e-commerce?

Você sabe como escolher o melhor WMS para e-commerce? O sistema garante um gerenciamento eficiente de armazéns, otimizando a logística das lojas virtuais. Saiba mais neste artigo!

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Sabemos que o comércio elétrico está em constante evolução, principalmente devido à alta demanda desde 2020, com a pandemia de Covid-19. Inclusive, os números são surpreendentes e, conforme mostra o relatório da Nielsen|Ebit divulgado pelo Portal E-Commerce Brasil, o e-commerce brasileiro faturou R$ 262 bilhões somente em 2022. Um recorde para o setor, que registrou uma alta de 1,6% em relação ao período anterior. 

Como se pode ver, trata-se de um mercado extremamente fértil, porém, muito competitivo. E, para acompanhar sua evolução, é necessário que as lojas virtuais adequem seus modelos de negócio ao novo momento. Um dos elementos fundamentais para otimizar a gestão é a implementação de um Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS, do inglês Warehouse Management System).

Antes de mais nada, podemos entender que o WMS é uma solução inteligente para otimizar a operação logística no e-commerce. Além de simplificar a rotina nos armazéns e garantir mais eficiência em todo o processo, ele contribui diretamente para a satisfação do consumidor final.

Qual a importância do WMS para o e-commerce?

Para escolher o melhor WMS para e-commerce, é fundamental entender a relevância desse sistema para as vendas online. Em primeiro lugar, o WMS consiste em uma ferramenta tecnológica para automação e controle das operações de armazenamento e movimentação de estoque em um armazém ou centro de distribuição.

No caso específico do e-commerce, ele é especialmente relevante, pois contribui para otimizar processos da cadeia logística. Por exemplo: recebimento, estocagem, separação, embalagem e envio de produtos. Ou seja, um WMS eficiente pode reduzir erros, aumentar a velocidade de processamento dos pedidos e melhorar a visibilidade da cadeia de suprimentos.

Quais as necessidades do e-commerce?

Antes de escolher um WMS para e-commerce, é fundamental entender as necessidades específicas da loja online, afinal, cada operação tem suas particularidades. Nesse caso, é válido considerar fatores como volume de pedidos, variedade de produtos, sazonalidade, métodos de envio, tipos de controle de estoque e peculiaridades da operação. É por isso que um WMS sob medida para as necessidades da empresa pode oferecer recursos específicos que resultam em agilidade, adaptando-se às características do negócio.

WMS integrado a outros sistemas

Ao escolher o melhor WMS para e-commerce, um dos pontos críticos (e determinantes) é a sua capacidade de integração com outros sistemas. Por isso, a dica é avaliar se ele possui capacidade de se integrar com plataformas de comércio eletrônico, além de sistemas de gestão, como o ERP, e sistemas de transporte (TMS).

É muito importante entender que a integração fluida entre esses sistemas garante o fluxo contínuo de informações. Em uma rotina extremamente agitada, com alto fluxo de entrada e saída de mercadorias, isso ajuda a evitar erros, resultando em uma operação mais eficiente e automatizada.

Quer entender as diferenças entre os sistemas WMS e ERP para o seu e-commerce? Então, leia este artigo que a Stokki escreveu sobre o assunto.

Fique atento às funcionalidades essenciais do WMS

Ao avaliar diferentes opções de WMS, é importante considerar as funcionalidades essenciais que são oferecidas pela plataforma. 

Dicas práticas para escolher o melhor WMS para e-commerce 

1. Gestão de estoque

O WMS para e-commerce deve fornecer uma visão precisa e em tempo real do estoque disponível. Isso auxilia na tomada de decisões sobre reposição, promoções e gerenciamento de demanda.

2. Rastreabilidade

A capacidade de rastrear produtos desde o momento em que entram no estoque até a entrega ao cliente é fundamental para que a empresa possa lidar de forma inteligente com possíveis problemas, como reabastecimentos inteligentes, furos de estoque, retornos e devoluções, extravios ou produtos danificados.

3. Otimização de rotas e processos

Além disso, um WMS eficiente oferece recursos de otimização de rotas para os operadores melhorarem a eficiência no picking, embalagem e envio, reduzindo, assim, o tempo de processamento de pedidos e otimizando o trabalho da equipe.

4. Monitoramento em tempo real

Outra funcionalidade do WMS é a possibilidade de monitorar as atividades do armazém em tempo real. Na prática, isso permite a identificação rápida de gargalos e ações corretivas imediatas.

5. Integração com dispositivos móveis

Hoje em dia, a capacidade de utilizar dispositivos móveis, como scanners de código de barras, é fundamental na logística, visto que isso agiliza a coleta de dados e reduz erros. Por isso, é importante entender se o WMS possui essa funcionalidade.

6. Relatórios e análises

Recursos de geração de relatórios e análises oferecem bons insights sobre o desempenho da operação do armazém, permitindo a tomada de decisões baseadas em dados.

7. Facilidade de uso e treinamento

Outra característica importante é a facilidade de uso do WMS. Afinal, o sistema deve ser intuitivo, para facilitar o uso. Nesse mesmo sentido, é interessante avaliar a possibilidade de treinar a equipe com agilidade e clareza para que todos possam operar a plataforma com autonomia. 

8. Escalabilidade do WMS

Para acompanhar o crescimento do e-commerce, é válido optar por um WMS com capacidade de acompanhar a expansão da operação. Para tanto, é importante escolher um WMS escalável, com possibilidade de adaptá-lo ao aumento do volume de pedidos sem a necessidade de trocar o sistema.

9. Suporte técnico e atualizações do sistema

Ao escolher um WMS para e-commerce, por fim, deve-se avaliar o suporte técnico e as atualizações regulares do sistema. Afinal, esses aspectos ajudam a garantir um funcionamento contínuo, sem interferir na dinâmica da empresa. Além disso, com suporte adequado é possível lidar com problemas de forma eficaz e assertiva.

WMS 4 Brands da Stokki: o WMS para e-commerce ideal para sua operação

Pensando em todas as funcionalidades que um WMS para e-commerce deve ter, a Stokki desenvolveu uma solução personalizada, totalmente modular e escalável. E o melhor: 100% na nuvem, para otimizar a operação logística de fulfillment da loja online. O WMS 4 Brands proporciona máxima assertividade no inventário de estoque, garantindo uma logística mais eficiente e ágil. Além disso, ele reduz em até 30% o tempo de picking e packing, o que sabemos ser essencial para o e-commerce. 

Entre os diferenciais do sistema está a facilidade de realizar diferentes tipos de picking. Ou seja, o empresário pode optar por sair do picking list e realizar a separação de diversos pedidos ao mesmo tempo, no modelo picking por onda. Passando a trabalhar, então, com o sistema de multiorder e batch picking exclusivo da Stokki, passando pelo put to wall.

Outra vantagem do WMS da Stokki é a possibilidade de escalar o e-commerce. Afinal, ele é o sistema ideal para lojas virtuais que almejam aumentar o número de expedições no menor tempo possível. Isso, inclusive, sem a necessidade de expandir o espaço e a equipe. Ou seja, é a solução ideal de gestão logística para alavancar a operação de forma segura e inteligente. 

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