Parte interna de um armazémParte interna de um armazém

Você sabe o que é e-commerce fulfillment?

O primeiro passo para compreender a importância do fulfillment para os negócios online é entender o que, de fato, ele representa.

Logo colorido da Stokki
Stokki

Se você trabalha com e-commerce, provavelmente já se deparou com o termo “fulfillment”. Em geral, ele é utilizado para se referir aos processos de operação que envolvem uma loja online. Ou seja, engloba toda a logística de venda, desde o momento em que o cliente realiza o pedido até a etapa de entrega. Se você é empreendedor, atua na área e deseja saber mais sobre o e-commerce fulfillment, continue a leitura. A seguir, vamos explicar mais sobre esse conceito que vem auxiliando na consolidação das vendas online.

O que é e-commerce fulfillment?

O primeiro passo para compreender a importância do fulfillment para os negócios online é entender o que, de fato, ele representa. Traduzida para o português, a palavra significa “cumprimento”, ou seja, pode ser entendida como tudo o que a empresa deve cumprir durante o processo de venda. Assim, fulfillment está relacionado aos procedimentos de logística de uma loja online, englobando desde o estoque e geração de nota fiscal, até a entrega do produto ao consumidor final.

Hoje em dia, existem muitas empresas que trabalham com o modelo sem estoque, via dropshipping, ou com a terceirização da operação logística e da gestão do estoque. Assim, elas terceirizam essa parte fundamental do negócio, o que está relacionado à capacidade de gestão da loja. Então, quando a empresa trabalha com fulfillment, seus produtos ficam armazenados em um centro de distribuição (também chamado de CD). Esse tipo de local tem como principal função o processamento de pedidos. Com isso, cabe à empresa terceirizada gerenciar o estoque, a separação de itens, organização das embalagens e, enfim, o envio para o cliente.

O fulfillment é uma estratégia que otimiza a rotina das empresas, pois permite maior agilidade em todas as etapas da venda. Além disso, o modelo beneficia o consumidor final, uma vez que pode contar com opções de frete mais atrativas devido à localização estratégica dos armazéns. Outra vantagem de trabalhar com fulfillment é a rapidez no envio para outros estados, ou seja, os prazos de entrega são reduzidos. Ao terceirizar esse serviço, as demandas são supridas com excelência, proporcionando uma experiência satisfatória para os clientes.

Vantagens do fulfillment para seu e-commerce

●       Organização do estoque

●       Distribuição do armazenamento

●       Rapidez no prazo de entrega

●       Redução da mão de obra

●       Satisfação do cliente

Como funciona a logística fulfillment?

Bom, ao optar pela modalidade fulfillment, algumas etapas são essenciais. Depois de optar pela empresa responsável por todos os procedimentos da venda, é preciso enviar os produtos para o armazém. Essas mercadorias podem ser armazenadas em um único local ou, ainda, divididos em diferentes pontos. Essa opção visa à agilidade nos envios após as vendas. A porcentagem de distribuição entre os centros de distribuição é definida conforme o histórico de vendas da loja.

A organização do estoque faz parte de uma gestão inteligente. Dessa forma, a armazenagem dos produtos, com controle sobre entrada e saída de itens, é realizada pela empresa fulfillment. Tudo deve ser registrado no sistema, a fim de evitar desencontro de informações e venda de produtos em falta. Ao integrar as informações com um software como a Stokki, plugado em uma rede de armazéns em diversos pontos do Brasil, o lojista consegue manter um controle eficiente do estoque e ter toda a sua operação terceirizada para oferecer a melhor experiência logística aos seus clientes. Isso oferece maior noção sobre itens disponíveis e facilita a tomada de decisões do gestor.

Ao aliar a operação de fulfillment a um software de gestão, as etapas de venda e envio passam a ser automatizadas. Por exemplo, sempre que uma venda entrar, automaticamente ela é importada pelo sistema, assim como as notas fiscais emitidas. Assim, a empresa responsável pelo estoque recebe o pedido, faz a separação, organiza a embalagem e o frete conforme a opção escolhida pelo cliente e o produto é baixado no estoque. Tudo de forma ágil, rápida e eficiente, de modo a otimizar a rotina e garantir toda a precisão necessária.

Se você está pensando em contratar um fornecedor de fulfillment para a sua loja online, entre em contato agora mesmo com a Stokki. Por aqui, temos as melhores soluções para o sucesso do seu negócio!

Posts relacionados

Grafismo da marca Stokki

Assine nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos sobre e-commerce, fulfillment, logística, armazenagem e gestão omnichannel.

Assinar
Agradecemos o interesse.
Algo deu errado. Tente novamente.