Saiba o que é e como funciona uma dark storeSaiba o que é e como funciona uma dark store

Saiba o que é e como funciona uma dark store

Você sabe o que é e como funciona uma dark store? Entenda esse conceito neste post.

Logo colorido da Stokki
Stokki

Em um mundo cada vez mais conectado, soluções que aliam praticidade e tecnologia são fundamentais. Essas características, aliás, têm tudo a ver com o novo momento do e-commerce no Brasil. Desde a pandemia, o perfil do consumidor passa por transformações significativas. Uma das principais está justamente relacionada ao comportamento de compra na internet. Com a expansão da modalidade, as lojas online precisaram se adaptar e, nesse sentido, surge um importante conceito. A seguir, entenda mais sobre uma dark store e como ela funciona. 

Dark store: entenda o conceito

Traduzido para o português, o termo dark store significa “loja escura”. A partir disso, é possível ter uma breve ideia do que se trata, não é? Esse tipo de loja funciona como um pequeno centro de distribuição. Nele, ficam armazenados produtos, que são separados e enviados ao cliente após a venda. Geralmente, as dark stores ficam localizadas nas grandes cidades, o que agiliza a logística e proporciona entregas rápidas. Consequentemente, a loja consegue gerar boas experiências de compra, contribuindo para a satisfação do consumidor.

Em resumo, é possível entender a dark store como um elemento fundamental no processo de logística de uma loja. É um modelo de negócio que oferece bons resultados, desde a organização do estoque até a agilidade com que o produto chega às mãos do cliente. Para tanto, é necessário que a dark store conte com uma equipe de especializada, uma vez que é sua responsabilidade receber produtos, organizar e gerenciar o estoque, realizar a separação e a embalagem dos pedidos de venda e, enfim, enviá-los ao comprador. 

No entanto, para que este modelo de negócio seja efetivo e funcional, é essencial que o e-commerce tenha seus canais integrados com todo o sistema dos centros de distribuição. Pois, dessa forma, todos os pedidos, detalhamento dos produtos, bem como a identificação dos itens disponíveis em cada localidade e controle do estoque, são realizados de maneira automática e única. Assim, evita-se erros, atrasos nos envios e outras falhas que podem prejudicar a experiência do cliente. Além disso, a partir de uma plataforma que integra todo o inventário dentro da rede de distribuição, a dark store pode, inclusive, ter acesso a alternativas mais ágeis e baratas de entregas. 

A otimização de toda a logística é o diferencial que esse tipo de estratégia oferece às empresas que vendem no digital e na omnicanalidade. Assim, consegue-se oferecer mais qualidade na jornada de compra, o que gera a satisfação do cliente e a sua fidelização. Dentro disso, há uma série de benefícios e vantagens ao se trabalhar com uma dark store. 

Benefícios da dark store

  • Otimização da logística
  • Facilidade operacional
  • Redução de custos de frete
  • Agilidade nas entregas
  • Possibilidade de retirada no local
  • Armazenamento e controle de produtos
  • Localização privilegiada
  • Satisfação do cliente
  • Ajuda nas estratégias omnichannel e de prateleira infinita

Software para dark store é com a Stokki

Para empresas de e-commerce que buscam essa estratégia, a boa notícia é que a Stokki oferece uma solução de software desenvolvida para otimizar o controle e a gestão de dark stores e poder transformar qualquer espaço em um micro-fulfillment center pronto para expedir produtos com agilidade. Dessa forma, são criados hubs de distribuição em pontos estratégicos, de maneira a atender às necessidades de cada negócio. Com isso, os pedidos da loja virtual são enviados com extrema agilidade e chegam rapidamente ao consumidor.

Com a gestão logística da Stokki, os processos logísticos serão melhor controlados, com soluções inteligentes que visam à rapidez. Isso é possível graças ao seu software exclusivo de OMS + WMS que conecta todos os centros de distribuição urbanos de uma empresa aos seus canais de venda. A partir disso, é possível fazer a expedição dos pedidos com agilidade, conquistando excelentes prazos de entrega.

Vantagens da dark store com Stokki

  • Estoque próximo do cliente
  • Hubs de distribuição urbanos
  • Agilidade na separação, envio e entrega de pedidos
  • Redução do last mile 
  • Gestão logística integrada aos canais de venda com software OMS + WMS

Outro diferencial está na logística digital para empresas omnichannel. A partir desse recurso, as empresas têm a possibilidade de gerenciar com eficiência suas vendas omnicanal. Com o software OMS + WMS da Stokki, consegue-se ter um panorama completo das movimentações de toda a rede de distribuição urbana, permitindo estratégias de ship from store, com o uso do estoque das lojas físicas, das dark stores e dos micro-fulfillment centers. 

Para ficar por dentro de mais conteúdos como este, acompanhe o blog da Stokki. Por aqui, temos os melhores conteúdos sobre soluções logísticas para o seu negócio. E, para saber mais sobre as soluções de gestão para e-commerce e dark store da Stokki, entre em contato agora mesmo!

Posts relacionados

Grafismo da marca Stokki

Assine nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos sobre e-commerce, fulfillment, logística, armazenagem e gestão omnichannel.

Assinar
Agradecemos o interesse.
Algo deu errado. Tente novamente.