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Simplificando a expedição de pedidos: o método put to wall para e-commerce

Entenda como o put to wall pode facilitar a rotina em centros de distribuição, sendo especialmente útil para e-commerce com alta demanda de pedidos.

Logo colorido da Stokki
Stokki

Com o crescimento exponencial do comércio eletrônico, a busca por soluções logísticas eficientes tornou-se uma necessidade fundamental. Dentro desse contexto, o modelo put to wall – módulo de expedição de colmeia – vem se destacando. Afinal, ele se revela uma estratégia funcional e eficaz, que traz maior agilidade na preparação de pedidos do e-commerce.

Quer conhecer mais a respeito dessa funcionalidade e para quais tipos de operação ela melhor se adequa? Então continue lendo este artigo.

O que é o put to wall?

De maneira geral, o put to wall é uma técnica de preparação de pedidos fracionados que se concentra na otimização do processo de separação (picking) e embalagem (packing). Nele, os operadores fazem a separação dos produtos em uma onda e finalizam os pedidos em uma parede, com diversos nichos. Do outro lado dessa parede, outros operadores vão embalando os pedidos à medida que se completam dentro dos nichos. Por isso o nome put to wall, ou seja, colocar na parede.

No cenário do e-commerce, o módulo de expedição de colméia, como também é conhecido o put to wall, porque seus nichos se parecem com uma, é uma evolução da operação. Isso porque torna a preparação de pedidos muito mais ágil, além de minimizar erros, atendendo principalmente às necessidades do varejo online.

Para entender melhor, essas colmeias possuem dois lados distintos: a colmeia de entrada e a de saída.

Na colmeia de entrada, em um dos lados da parede, é feito o posicionamento dos itens nos respectivos nichos para cada pedido, depois de feito o picking por onda. Já no outro lado, na colmeia de saída, é onde ocorre a etapa de embalagem e preparação dos pedidos para envio. Em ambos os lados há o controle por bipagem através de coletor de dados. E um sistema WMS indica o local na parede onde o pedido deverá ser colocado. Logo, esta técnica permite a separação e o procedimento de embalagem mais ágeis, evitando erros e gargalos na área de expedição. 

Podemos dizer que essa flexibilidade ajuda a otimizar a eficiência operacional. Afinal, as colmeias se adaptam dinamicamente às demandas do ambiente de trabalho. É por isso que elas ajudam a deixar a rotina dos operadores mais produtivas e ágeis. A utilização de colmeias na operação não apenas simplifica o processo de preparação de pedidos, como também aumenta a precisão. Afinal, a tecnologia do WMS possui essa funcionalidade. Ela aponta o local correto de colocação dos itens, tanto na colmeia de entrada como na de saída. 

O put to wall serve para qualquer tipo de operação logística?

A resposta é não. O sistema put to wall, ou colmeia, é indicado para operações logísticas fracionadas. Normalmente são operações de e-commerce e B2C, que movimentam itens pequenos.

Como um pedido deve ser completado por nicho e os nichos têm tamanhos limitados, funciona muito bem para operações fracionadas que lidam com cosméticos, farmacêuticos, roupas, entre outras.

Para itens grandes, operações B2B e com múltiplos volumes por nota fiscal, o ideal é trabalhar com os formatos mais tradicionais de expedição, como em mesa ou no chão.

Quais as principais vantagens do put to wall?

Eficiência operacional

Ao consolidar os produtos em colmeias, o método put to wall simplifica o processo de preparação de pedidos, o tornando mais ágil. Com isso, ajuda a reduzir os custos de mão de obra e aumenta a produtividade no centro de distribuição.

Otimização do espaço

As colmeias permitem uma organização compacta dos produtos, maximizando o aproveitamento do espaço disponível no centro de distribuição ou fulfillment, evitando gargalos na área de embalagem (packing) e expedição.

Redução de erros

Com um sistema de localização claro e eficiente, bipagem por coletor de dados na colmeia de entrada e saída, há uma diminuição significativa nos erros de picking, embalagem e envio. Como resultado, se tem um menor índice de devoluções e aumento na satisfação dos clientes.

Flexibilidade

O put to wall é uma solução versátil, que pode se adaptar às necessidades específicas de diferentes tipos de produtos e operações logísticas. Desse modo, trata-se de uma alternativa inteligente para diversos modelos de e-commerce, desde um grande armazém, até uma dark store.

Integração com tecnologia de automação e WMS

Com a fácil integração de sistemas de gestão de armazém, como o WMS, e tecnologias de automação, como leitores de código de barras e sistemas de picking por luz, o put to wall permite uma operação mais ágil e precisa.

Escalabilidade do e-commerce

O método put to wall permite uma expansão flexível e eficiente das operações de e-commerce. Afinal, ele se adapta facilmente ao crescimento do negócio e às mudanças nas demandas do mercado. Com a modularidade das colmeias e a integração tecnológica, as empresas conseguem aumentar sua capacidade de processamento de pedidos sem comprometer a eficiência operacional.

Put to wall da Stokki

Em meio à rotina intensa de separação de itens, o put to wall é especialmente útil para e-commerces com volume significativo de produtos e pedidos e que trabalham com itens pequenos e leves. Desse modo, tanto em um centro de distribuição ou em uma operação de fulfillment terceirizada, o módulo de expedição de colmeia ajuda a agilizar o processamento de pedidos. Com isso, é possível reduzir o tempo necessário para localizar, separar, embalar e etiquetar os itens. 

O modelo put to wall do WMS da Stokki atua justamente na otimização do packing, permitindo que a expedição dos itens seja mais eficiente. Com ele é possível realizar a conferência e o desagrupamento das ordens, a fim de agilizar a preparação de vários pedidos em uma onda de separação. Desse modo, os varejistas conseguem atender mais pedidos em menos tempo, com menos equipe e em um menor espaço. E isso, consequentemente, ajuda a proporcionar uma experiência de compra mais rápida e satisfatória para os clientes.

Ele ainda permite: controlar insumos de embalagem, fotografar pedidos, imprimir automaticamente etiquetas, documentos e DANFE simplificada e muito mais.

Você procura uma solução para melhorar a eficiência operacional do seu e-commerce? Então entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

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