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Inventário de estoque: o que é e como fazer?

Você sabe qual é a importância do inventário de estoque para o e-commerce? Confira as dicas da Stokki e conquiste uma gestão eficaz.

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Em empresas de e-commerce, a gestão do estoque é fundamental, afinal, é um modelo de negócio que requer extrema organização para não ter ruptura na hora da venda. E, nesse contexto, surge a necessidade de fazer o chamado inventário de estoque, que nada mais é do que entender se o estoque físico realmente condiz com as informações que as empresas possuem, sejam em suas plataformas de e-commerce, ERPs e WMS

Embora seja uma prática essencial nesse segmento, podem existir dúvidas em relação à forma de como colocá-lo em prática. Por isso, continue a leitura e veja as dicas da Stokki.

O que é inventário de estoque?

Inventário de estoque é todo o processo de contagem, registro e monitoramento de todos os produtos que uma empresa possui fisicamente, armazenados em seu estoque. Realizá-lo envolve a avaliação física dos produtos, comparação com os registros contábeis, sistêmicos e correções de divergências.

Qual a importância do inventário de estoque?

Realizar inventários de estoque, sejam eles cíclicos ou gerais, é essencial para a gestão de qualquer negócio que trabalha com a venda de produtos. Para empresas de comércio eletrônico e que atuam na omnicanalidade, a realização de inventários periódicos é ainda mais importante, para evitar rupturas e poder manter seu estoque atualizado, além de ter uma melhor gestão sobre os seus ativos. 

Alguns benefícios de realizar inventários de estoque de forma sistemática e frequentes:

  • Precisão financeira: o inventário mantém os registros financeiros alinhados com a realidade física, evitando perdas e ganhos fora de registro.
  • Atendimento ao cliente: esse método garante que os produtos estejam disponíveis para atender às demandas, mantendo a satisfação dos clientes.
  • Tomada de decisão estratégica: ao inventariar o estoque, é possível ter acesso a informações para decisões estratégicas, como compras, precificação e expansão do negócio.

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Quais tipos de inventário de estoque existem?

Inventário periódico

O inventário período envolve a contagem do estoque em intervalos regulares, como mensalmente, a cada trimestre ou a cada ano. Nesse método, os registros financeiros são atualizados de acordo com as contagens periódicas.

Inventário permanente

Ao contrário do inventário periódico, o inventário permanente mantém os registros de estoque em tempo real. Ou seja, entradas e saídas são registradas imediatamente, fornecendo uma visão precisa do estoque a qualquer momento.

Inventário cíclico

Por sua vez, o inventário cíclico é dividido em grupos, seja por curva ABC, SKUs, ou algum outro critério de agrupamento. Nesse caso, cada grupo é contado regularmente em um ciclo. Na prática, a empresa mantém um controle frequente sobre uma parte do estoque, sem realizar a contagem completa de uma só vez.

Inventário ABC

Neste método, a classificação dos produtos ocorre em categorias com base na importância para o negócio.

No inventário ABC, existem três grupos de produtos:

  • A: inclui produtos de alto valor ou alta rotatividade, que compõem uma parcela limitada de SKUs, mas que representam uma grande parte do estoque.
  • B: nesta categoria estão os produtos que têm importância e valor intermediários para o estoque.
  • C: por fim, são incluídos os produtos de baixo valor ou baixa rotatividade, mas que, normalmente, tem uma alta variedade de SKUs, porém não possuem uma grande quantidade de itens por referência dentro do estoque.

Aproveite para saber mais sobre a Curva ABC neste artigo exclusivo da Stokki.

Quais as vantagens de realizar inventário de estoque?

Em um cenário competitivo, as empresas de e-commerce encontram muitas vantagens ao realizar inventários de estoque. Primeiramente, a redução de perdas é um dos principais benefícios. Afinal, o inventário permite identificar e evitar perdas, preservar os recursos e manter uma margem de lucro saudável.

Além disso, adotar um sistema de inventário contribui na precisão dos registros, mantendo-os em conformidade com a realidade. Na prática, isso evita prejuízos financeiros e, ainda, facilita a tomada de decisões estratégicas. Também é importante entender que o inventário de estoque contribui no aprimoramento do atendimento ao cliente. A partir dele, os produtos permanecem disponíveis para venda de acordo com a sua presença física no estoque, colaborando para a experiência positiva do consumidor e evitando rupturas.

Ao entender esses aspectos, é simples compreender a relevância de um inventário de estoque bem gerenciado, certo? De maneira geral, seus benefícios impactam diretamente na otimização da operação. 

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Passo a passo para fazer um inventário de estoque

No caso das empresas que desejam realizar o inventário de estoque, é possível colocar em prática algumas ações. Com organização e olhar atento, essa solução contribui para o crescimento da operação, fazendo com que a empresa se torne cada vez mais rentável e competitiva no mercado.

Passo 1: Planejamento
  • Identifique os itens que serão contados.
  • Nomeie uma equipe responsável pelo inventário.
  • Defina o método de inventário (permanente, periódico, cíclico, ABC).
  • Prepare as ferramentas necessárias, como um sistema WMS, etiquetas de identificação e equipamentos para leitura de códigos de barras.
Passo 2: Organização
  • Organize o estoque para facilitar a contagem.
  • Marque as áreas de armazenamento e as seções de produtos.
Passo 3: Contagem
  • Conte todos os produtos com precisão.
  • Use um sistema de registro, como um coletor de dados atrelado a um WMS, para manter o controle de cada item contado.
Passo 4: Comparação
  • Compare os números obtidos com os registros contábeis existentes.
  • Identifique e registre qualquer discrepância.
Passo 5: Correção
  • Investigue e corrija as razões das discrepâncias encontradas.
  • Atualize o sistema de gerenciamento de estoque utilizado, como o WMS e o ERP, com os dados obtidos na contagem.
Passo 6: Relatório
  • Prepare um relatório de inventário com as informações relevantes, incluindo discrepâncias e ações corretivas.
Passo 7: Ação
  • Com base no relatório, tome as medidas necessárias (reabastecimento de estoque, ajustes de preço ou revisão de processos).
Passo 8: Melhoria e ajustes contínuos
  • Use os dados do inventário para identificar oportunidades de melhoria na gestão de estoque.
  • Estabeleça um calendário para futuros inventários.

Automação na gestão de estoque

Com o avanço da tecnologia, a gestão de estoque se torna cada vez mais eficiente. Uma das soluções é a automação, que facilita os processos de inventário de estoque. Os sistemas de gerenciamento, como o WMS da Stokki, auxiliam na eficiência da contagem, eliminando falhas humanas para um processo mais inteligente, rastreável e todo controlado através de coletor de dados. 

Porém, não é apenas na contagem dos produtos que o WMS contribui. Esse sistema de gerenciamento de estoque simplifica a operação, inclusive no rastreamento das movimentações de ponta a ponta. Em tempo real, ele registra a localização dos produtos, permitindo que os gestores acessem de forma remota o estoque. Essa ampla visibilidade colabora na análise crítica das mercadorias, entendendo a rotatividade do estoque de forma detalhada e gerando insights para a melhor organização do armazém e consequente aumento de produtividade na preparação de pedidos.

Entre os recursos disponíveis com o WMS, está a leitura dos códigos de barras e RFID, simplificando o processo de inventário. Ele também gera relatórios completos para uma análise profunda do desempenho da operação, identificando tendências de consumo para um planejamento eficiente.

Sua empresa faz inventário de estoque?

Ao longo deste conteúdo, foi possível entender a importância do inventário de estoque para uma operação de e-commerce. Em geral, esse método, independente da forma de aplicação, ajuda a manter registros precisos e tomar decisões assertivas com base em dados. O resultado é a satisfação do cliente, bem como a economia de custos na operação. Ou seja, a gestão de estoque eficiente colabora para o crescimento do e-commerce, para que ele se torne cada vez mais competitivo no mercado.

Na Stokki, você encontra o sistema de gerenciamento de estoque ideal para a sua operação. Fale conosco e saiba qual a melhor solução!

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