Conheça os principais sistemas de gestão logística para fulfillmentConheça os principais sistemas de gestão logística para fulfillment

Conheça os principais sistemas de gestão logística para fulfillment

O setor de e-commerce tem particularidades que devem ser observadas pelos empresários. Estar atento a cada etapa do processo de venda é fundamental para garantir a satisfação do cliente. Por isso, contar com um bom mecanismo de gerenciamento é essencial, pois isso garante eficiência e assertividade aos processos. A seguir, entenda mais sobre os sistemas de gestão logística para otimizar as operações de fulfillment e as aplicabilidades de cada um.

Logo colorido da Stokki
Stokki

O setor de e-commerce tem particularidades que devem ser observadas pelos empresários. Estar atento a cada etapa do processo de venda é fundamental para garantir a satisfação do cliente. Por isso, contar com um bom mecanismo de gerenciamento é essencial, pois isso garante eficiência e assertividade aos processos. A seguir, entenda mais sobre os sistemas de gestão logística para otimizar as operações de fulfillment e as aplicabilidades de cada um. 

VMS, TMS, OMS e DMS: entenda as diferenças

Warehouse Management System – WMS: sistema completo para o gerenciamento de armazéns, permitindo maior controle sobre todos os processos. Ele é aplicado desde o controle do recebimento, conferência e armazenamento dos produtos até a sua expedição, com despacho ao cliente. Ou seja, melhora tanto o fluxo da mercadoria, quanto das atividades, garantindo maior eficiência, rapidez e o melhor desempenho da operação.

Um diferencial do WMS é o controle da qualidade, pois a qualquer sinal de erro, o software emite um alerta. Assim, a equipe é notificada imediatamente, evitando que falhas ocorram e prejudiquem os processos. A assertividade e a otimização em todas as ações é um dos principais benefícios que a implementação desse sistema oferece. Ele permite que o gestor monitore o estoque no armazém, com atualização das movimentações e dados em tempo real, assim como entende os dados para uma melhor organização do espaço e controla a produtividade da sua equipe em todas as atividades executadas.

Transportation Management System – TMS: um software completo voltado à gestão do transporte de mercadorias. Com ele, é possível realizar a gestão total dessa etapa de venda, com a possibilidade de ser integrado ao ERP e ao WMS. Isso representa maior controle sobre essa etapa da cadeia logística, gerando dados para se ter uma maior eficiência e um desempenho satisfatório.

A integração com o ERP e o WMS representa mais facilidade na troca de informações referentes ao negócio e toda a cadeia logística, de ponta a ponta. Assim, toda a operação, etiquetas, notas fiscais e os dados financeiros e contábeis, ficam integrados. O diferencial do TMS está na possibilidade de implementação em módulos. Ou seja, a empresa tem a liberdade de optar somente pelas funcionalidades que serão aplicadas no seu negócio. Dessa forma, o TMS pode ser personalizado para cada situação, focando na qualidade e na agilidade da distribuição e tipo de cargas (FTL, LTL, last mile). 

Order Management System – OMS: considerando as particularidades do e-commerce, contar com um sistema eficiente de gerenciamento de pedidos é essencial. Além de prático e intuitivo, ele deve abranger diferentes áreas, como é o caso o OMS. Com esse software de gestão logística, é possível gerenciar desde produtos, estoque e sua localização, até fornecedores, clientes, canais de venda e expedição. Além de fornecer as informações necessárias para o e-commerce, possibilita também um melhor acesso do cliente ao status do seu pedido e os dados necessários sobre sua compra. 

O benefício está, justamente, na criação de um ambiente unificado e favorável que fornece dados para o lojista oferecer uma melhor experiência de compra para o seu consumidor. Com isso, as empresas que vendem no e-commerce e no omnichannel saem ganhando, pois permite a implementação de mais canais de venda e, consequentemente, melhorar seus resultados. O sistema OMS garante um gerenciamento mais eficiente do estoque em diversos canais, pois liga as informações dos pedidos de todos os pontos, sejam eles site próprio, marketplace, social selling, com o estoque do e-commerce e onde estão localizados.  Isso ocorre devido à atualização em tempo real das mercadorias que entram e saem dos armazéns e centros de distribuição. Assim, simplifica os processos e otimiza o tempo, evitando falhas que podem colocar em risco a satisfação do cliente. 

Delivery Management System – DMS: este é um sistema voltado ao gerenciamento das entregas de mercadorias que, diferente do TMS, é especializado em controle e roteirização de entregas fracionadas, no last mile, típicas de e-commerce e com um perfil B2C. Com ele, torna-se mais prático e eficiente todo o processo de expedição dos produtos, pois permite que o gestor acompanhe a operação de envios de seu armazém. Assim, a fase da entrega, essencial para quem vende no digital, pode ser gerenciada e monitorada com facilidade. Ao ter maior controle sobre ela, os erros são minimizados e a experiência do cliente se torna mais positiva. 

O sistema DMS permite planejar o melhor frete para entrega, rotas, rastreio, acompanhar motoristas e cargas, além do acesso ao status do pedido em tempo real. Um dos diferenciais é sua integração completa às tecnologias de ERP e WMS, por exemplo. Assim, as informações são centralizadas em um único canal, favorecendo a assertividade. Diferente do TMS, que engloba todas as operações de transporte, o DMS está focado na distribuição e entrega das mercadorias fracionadas no last mile e em sua roteirização.

Sistemas de gestão logística é na Stokki

Na Stokki, os softwares WMS e OMS estão 100% em nuvem, o que garante processos mais eficientes. Toda a operação logística do e-commerce e omnichannel é otimizada e os gestores têm maior controle sobre suas ações. O resultado é agilidade e melhor desempenho no gerenciamento dos envios de e-commerce através de redes de dark stores, ship from store, centros de distribuição e armazéns urbanos. 

Conheça mais sobre os sistemas e as soluções logísticas desenvolvidas pela Stokki para o seu e-commerce e vendas omnichannel, entre em contato agora mesmo!

Posts relacionados

Grafismo da marca Stokki

Assine nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos sobre e-commerce, fulfillment, logística, armazenagem e gestão omnichannel.

Assinar
Agradecemos o interesse.
Algo deu errado. Tente novamente.