Logística

Os melhores softwares de gestão de estoque para pequenas e médias empresas

Conheça 5 bons softwares para fazer a gestão de estoque para pequenas e médias empresas e, assim, tornar a sua administração mais eficiente.

Stokki

08 de diciembre de 2020

O estoque é um item fundamental para qualquer empresa que venda ou produza produtos. Ter controle sobre ele garante que não serão perdidos insumos, vendas, dinheiro e que os recursos do negócio serão melhor aplicados. Contudo, fazer uma boa gestão de estoque não é fácil.

Por isso, muitos empresários estão adquirindo softwares para auxiliar nessa atividade e torná-la mais eficiente. A seguir, vamos mostrar quais são as vantagens de trabalhar com uma ferramenta de gestão de estoque e quais são os melhores softwares disponíveis no mercado para pequenas e médias empresas. Confira!

Vantagens de ter um software de gestão de estoque

Como existem diversos tipos de softwares no mercado, as principais vantagens entre um e outro podem variar. Entretanto, de forma geral, as ferramentas sempre trazem benefício para as empresas.

Uma vantagem clara de adquirir um software de gestão é o aumento na capacidade de organizar e controlar o estoque. Como as informações sobre o armazém ou depósito podem ser todas guardadas e ordenadas na mesma ferramenta, é mais fácil controlar a entrada e saída de produtos, emitir relatórios de dados, analisar KPIs e planejar ações.

Outros benefícios que um software pode trazer são a simplificação e a agilidade nos processos, como a contagem de produtos ou a análise do inventário. Ele torna esses procedimentos mais fáceis e rápidos, o que é muito positivo, pois sobra mais tempo para os colaboradores se dedicarem a outras atividades.

Além disso, uma ferramenta é capaz de diminuir consideravelmente o número de erros no controle do estoque. Isso acontece porque ela consegue fazer algumas tarefas automaticamente e notar se há informações incompatíveis em seu sistema.

Sendo assim, o software ainda torna a gestão de estoque mais eficaz e, ao ter um trabalho mais eficiente, os recursos são melhor aproveitados e a empresa não perde produtos, nem dinheiro.

Melhores softwares para gestão de estoque para pequenas e médias empresas

Antes de escrever sobre os softwares que separamos, é importante salientar que não há uma única ferramenta que seja a melhor entre todas. Existem ótimos softwares no mercado e novidades são lançadas com frequência. O importante é verificar qual se adéqua melhor às necessidades e ao orçamento do seu negócio

Posto isso, a seguir veremos uma lista com 6 softwares bem avaliados no mercado para executar uma boa gestão de estoque.

1. Conta Azul

Se você já procurou sobre softwares de gestão de estoque, com certeza já ouviu falar sobre a ferramenta da Conta Azul. Algumas das funcionalidades desse software são: o estoque controlado de forma integrada e online, visão geral do inventário de bens armazenados e a produção de relatórios para que seja mais fácil planejar ações e tomar decisões na empresa.

Esse software ainda emite um alerta de estoque mínimo que indica quando é necessário efetuar uma nova compra ou produzir novos itens, faz e envia notas fiscais eletrônicas e aprimora o controle sob as compras da empresa.

O software é fácil de usar e é possível fazer um teste grátis para ver se serve para o seu negócio.

2. GestãoClick

Esse é outro software que você pode experimentar grátis antes de comprar. A ferramenta da GestãoClick auxilia bastante na gestão de estoque, ao facilitar diversas atividades, como a criação e o controle do inventário, a administração de entrada e saída de mercadorias em uma única tela, e ao oferecer um cadastro simples e completo de produtos.

O software ainda ajuda no controle financeiro do estoque e na transferência de estoque entre setores da empresa. Os usuários dessa ferramenta elogiam o suporte fornecido e a objetividade da aplicação.

3. Lexos

A ferramenta da Lexos é muito completa e apresenta diversas funcionalidades e vantagens. Assim como as demais, ela auxilia no controle do inventário e facilita o cadastro e a contagem de produtos.

Além disso, ela cria relatórios de seu estoque em curva ABC, permite que esses documentos sejam acessados pelo celular, faz integração com e-commerce (se você desejar) e até imprime etiquetas.

Utilizar esse software é fácil e prático. Se você quiser saber como é usar essa ferramenta antes de comprá-la, a Lexos também permite que você faça um teste grátis.

4. CEST

As maiores vantagens do software Cest são: a sua fácil adequação às necessidades da empresa e a possibilidade de ter múltiplos usuários, ou seja, diversos colaboradores podem ter acesso à ferramenta e utilizá-la de forma simultânea.

Como esse software suporta uma alta quantidade de informações, ele é indicado principalmente para empresas de médio e grande porte. O visual da ferramenta é bem simples, então não há poluição visual nas telas e a utilização é fácil.

5. tsEstoque

Outro software de gestão de estoque de qualidade é o da tsEstoque. Ele possui várias funcionalidades que auxiliam no gerenciamento e fazem com que seja mais fácil entender a sazonalidade dos produtos e qual deles têm maior saída.

Algumas das funcionalidades dessa ferramenta são: painel com notificações em tempo real que avisa quando o estoque de um produto está baixo ou se as mercadorias estão próximas do vencimento, balanço de movimentações e financeiro e controle de estoque de múltiplas filiais a partir de uma mesma conta (caso a empresa tenha mais unidades).

6 – Senior Sistemas

Senior conta com um software ERP para todos os tipos de negócio. Desenvolvido para potencializar a gestão, a solução atende empresas de diversos segmentos e portes, de forma personalizada para cada tipo de negócio.

O ERP tem como principais objetivos a automatização de processos, redução de custos, além de proporcionar maior precisão nas ações diárias, ideal para manter o controle de entradas e saídas de produtos e fazer a gestão de estoque.

Na solução para pequenas e médias empresas, você paga apenas a mensalidade, não havendo custo de aquisição ou implantação. Além disso, o ERP opera em modelo SaaS, a solução é cloud, o que não implica em investimentos em servidores e estruturas de TI.

Conclusão

Ao utilizar um software de gestão de estoque, a sua empresa será capaz de ter uma administração mais ágil, precisa e eficaz.

Para escolher qual ferramenta é a mais adequada para o seu negócio, é importante entrar no site dos softwares citados nesse post, pesquisar mais sobre os serviços, verificar a opinião de outros clientes, falar com um consultor e solicitar um teste. Pergunte, por exemplo, a outros empresários, se eles já utilizaram um software de gestão de estoque em seus negócios, o que eles acharam e qual recomendam. Assim, você será mais assertivo ao escolher a melhor opção para a sua empresa.

Além de softwares de gestão de estoque, atualmente, existem outras plataformas que podem auxiliar a logística de uma empresa. Um exemplo somos nós, a Stokki, uma plataforma que reúne diversos fornecedores que oferecem armazenagem instantânea e personalizada, transporte e diversos serviços logísticos.

Agora que você já sabe quais são os melhores softwares de gestão de estoque e como escolher um para o seu negócio, que tal descobrir os 6 passos para fazer uma boa gestão de estoque.

Compartir:

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Suscríbete a nuestro boletín

¿Quieres recibir artículos como este? Suscríbase al boletín de Stokki y reciba contenido exclusivo sobre almacenamiento, logística, gestión de inventario y más.

Close Bitnami banner