Logística

Conheça os principais KPIs logísticos

Andrea

25 de marzo de 2022

Os KPIs são indicadores-chaves que se baseiam em métricas para calcular e controlar a qualidade e a evolução dos setores de um negócio. E, na logística, não é diferente: são uma ferramenta fundamental tanto para as empresas (embarcadores) como para os operadores logísticos (armazéns e transportadores) controlarem a qualidade da prestação dos seus serviços e otimizarem sua operação.  

Quer conhecer os principais indicadores usados para calcular a eficiência da operação logística de uma empresa? Então, leia este artigo até o final.

O que é KPI?

KPI, do inglês Key Performance Indicator, ou Indicadores-Chave de Desempenho, são métricas utilizadas para analisar setores críticos de uma empresa, avaliar seu desempenho, e servem de guia para traçar objetivos, metas, ou até para mudar estratégias, quando necessário.

Normalmente, esses indicadores são obtidos através de cálculos de fatores mensuráveis que envolvem uma operação e podem ser expressados tanto em números, quanto em porcentagens.

Os KPIs ajudam os gestores de uma empresa a analisarem seus pontos fortes e fracos e a tomarem decisões conscientes, corroborando com a elaboração de novas metas, ou com planos de ação para melhorias.

Por que os KPIs são usados na logística?

A eficiência logística é um fator que está cada vez mais atrelado à satisfação do cliente e com o consequente sucesso de uma empresa. Outra questão importante são os altos custos envolvidos nessa atividade e, se não forem bem mensurados e planejados, podem arruinar as finanças de qualquer negócio.

Por isso, utilizar KPIs para medir o desempenho das atividades logísticas de uma empresa se tornou um diferencial que permite maior inteligência e otimização na utilização de recursos e a manter um alto nível de experiência do público consumidor.

Principais KPIs logísticos

Conheça a seguir os principais KPIs utilizados para medir a eficiência logística de uma empresa:

OTIF

O KPI logístico OTIF (On Time in Full), ou DIFOT (Delivery In Full, On Time), é um indicador que mede a satisfação do cliente em relação à entrega dos seus produtos e serviços. Ele é composto por dois itens de medição que devem ser avaliados em conjunto. São eles:

ON TIME: corresponde à pontualidade da entrega quanto à data e ao horário combinados com o cliente.

IN FULL: corresponde à integridade do produto entregue, em relação às especificações passadas para o consumidor no momento da compra (funcionalidade, qualidade, dimensões e quantidade).

O cálculo normalmente é avaliado em porcentagem e medido de forma binária (0 e 1), onde o número 0 corresponde a “não atendeu” e 1 corresponde a “sim, atendeu”.

Vamos a um exemplo: uma empresa vendeu 10 mercadorias, das quais 6 chegaram na data e horário combinados (On Time) e 9 em integridade completa (In Full). Então, o índice do indicador On Time é 0,6 e do In Full é 0,9. O OTIF então será: 0,6 x 0,9 = 0,54 = 54%.

Para se chegar ao OTIF máximo de 100%, a empresa deve cumprir todos os critérios previamente acordados com o consumidor. Por isso, é um indicador bem rigoroso e que deve ser sempre avaliado para elevar e manter a satisfação dos clientes.

OCT

Order Cycle Time (OCT) ou Tempo de Ciclo do Pedido é um KPI logístico que mede o tempo decorrido desde o recebimento de um pedido pela empresa até a sua entrega para o cliente. É uma métrica muito utilizada a fim de melhorar a experiência de compra e aumentar a satisfação do consumidor, pois trabalha com a expectativa criada no momento em que o comprador é informado sobre o prazo de entrega do produto adquirido.

O controle do OCT é de grande importância para o setor de e-commerce, já que cumprir prazos e reduzir tempo de entrega são fatores decisivos para manter uma boa reputação de marca.

O cálculo desse indicador é bem simples: basta subtrair a data e/ou hora da entrega do pedido ao cliente, da data e/ou hora do momento em que o pedido foi aprovado pela empresa.

A fórmula, então, é a seguinte:

OCT = (Data e/ou Hora da Entrega do Pedido ao Cliente) – (Data e/ou Hora de Recebimento do Pedido pela Empresa)

Esse KPI tem por finalidade única observar a velocidade de atendimento de um pedido, porém sua análise pode ajudar a implementar melhorias em diversos setores, visto que nem sempre o atraso advém de uma única causa, podendo ser resultado de problemas com a formação de estoque, com fornecedores, de falhas na operação logística e, por óbvio, problemas com o transporte.

OTD

O KPI logístico OTD (On-Time Delivery) serve para analisar o percentual de entregas realizadas dentro do prazo acordado com o cliente e mensurar a agilidade de separação, expedição e transporte do pedido.

O cálculo do OTD é simples: basta dividir a quantidade de entregas realizadas no prazo pelo total de entregas feitas em determinado período e multiplicar o resultado por 100, para obter a porcentagem.

A fórmula é a seguinte:

OTD = (Entregas Realizadas no Prazo ÷ Total de Entregas Realizadas no Período) x 100

Exemplo: uma empresa entregou 200 mercadorias e 170 chegaram no prazo. O OTD será, então, de 170 ÷ 200 = 0,85 x 100 = 85%

Claro que quanto maior o OTD, melhor. O importante é acompanhar esse indicador com frequência e analisá-lo para implementar melhorias no planejamento das rotas e processos envolvidos para cumprir o prazo de entrega: separação, expedição e transporte.

OFR

O KPI logístico Order Fill Rate (OFR) mede o tempo de processamento de um pedido, que começa com o recebimento da ordem de compra e vai até a sua expedição, incluindo as operações de picking, packing e despacho para envio.

Esse indicador tem o intuito de avaliar o quão bem uma empresa é capaz de atender a demanda dos seus clientes, considerando a disponibilidade imediata de estoque, assim como a eficiência de suas operações internas para a preparação de um pedido.

O cálculo tem como referência o atendimento total de uma demanda, conforme acordado com o cliente. O índice é medido em percentual e pode ser obtido através da seguinte fórmula:

OFR = (Pedidos Integralmente Atendidos ÷ Total de Pedidos Expedidos) x 100

O OFR pode ser calculado diariamente, semanalmente ou mensalmente e medido por unidades, SKUs, linhas de produtos ou caixas.

Embora pareça um indicador simples, a frequente avaliação do OFR pode alertar sobre problemas relacionados à gestão de estoque e das operações internas, possibilitando rápidas correções nos processos.

ACURACIDADE DO INVENTÁRIO

O indicador de acuracidade do inventário é responsável pela mensuração da existência física do estoque indicado no sistema de gestão. Em outras palavras, apura a diferença entre os itens que realmente estão armazenados (o estoque físico) e as informações presentes no controle da empresa (estoque lógico).

Esse indicador é calculado da seguinte forma:

ACURACIDADE = (Quantidade Física de Produtos ÷ Quantidade Informada no Sistema) x 100

Esse KPI deve ficar o mais próximo de 100% possível, já que discrepâncias sobre informações do estoque podem resultar em diversos problemas operacionais, como falta de produto para o consumidor (ruptura de estoque), atrasos na produção e equívocos no planejamento de compras.

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