Andrea
08 de diciembre de 2020Uma das principais barreiras ao se criar um e-commerce é a formação de estoque. Exige certa experiência, conhecimento do mercado, contato de fornecedores, de operadores logísticos de qualidade e know how para lidar com a sua gestão. Muitas perguntas já vem na cabeça do empreendedor: quantos produtos de cada modelo devo comprar? Onde posso armazenar meu estoque? Como devo gerenciá-lo?
Realmente uma má gestão de estoque pode causar alguns transtornos para o empresário e para a sua marca, como produtos encalhados, falta de mercadoria, demora ao separar os pedidos, atrasos na entrega, entre outros. Uma solução encontrada para evitar esses problemas é terceirizar o estoque.
Existem algumas formas de trabalhar com estoque terceirizado e é sobre isso que vamos tratar a seguir.
Como o próprio termo já diz, estoque terceirizado é trabalhar com o estoque de um terceiro. Então, quando uma empresa vende produtos que estão armazenados e são geridos por um terceiro, o estoque é terceirizado.
Existem algumas formas de trabalhar com estoque de fornecedores, dentre as quais destacamos:
Vamos a elas:
Nesse modelo, um fornecedor (consignante) cede uma quantidade pré-acordada de mercadorias para um lojista (consignatário), por um determinado período. O consignatário (lojista), ao final do contrato, pode devolver os produtos que não foram consumidos para o consignante (fornecedor), que geralmente é um fabricante, distribuidor ou importador, sem precisar pagar por eles.
Há, então, uma transferência de posse temporária, embora as mercadorias continuem sendo propriedade do fornecedor (consignante).
O estoque consignado, por sua vez, pode ficar armazenado com o fornecedor (consignatário), com o lojista (consignante) ou com um operador logístico, em um armazém geral, dependendo da operação do e-commerce.
Na operação de cross-docking, o lojista faz o pedido para o fornecedor, o fornecedor envia para um centro de distribuição, ou para um operador logístico contratado, e de lá segue direto para o cliente, sem precisar ficar armazenado. O operador logístico pode combinar o pedido com produtos de outros fornecedores, reorganizar, reembalar, ou simplesmente ser contratado por ficar mais próximo dos consumidores e, assim, reduzir o valor de frete.
Já tratamos de forma mais detalhada sobre cross-docking aqui no blog da Stokki. Se quiser entender mais sobre essa operação é só clicar neste link.
Nessa modalidade o lojista é apenas um intermediário entre fornecedor e cliente, sendo basicamente um revendedor de produtos. Ele se responsabiliza pela oferta em seu site, cuida da parte visual, do marketing, das vendas, do atendimento ao cliente e do pagamento, mas todo o resto do processo, como formação e armazenamento de estoque, separação, embalagem e entrega é feito pelo fornecedor.
O dropshipping se diferencia do cross-docking pelo fato do produto não passar nenhuma vez pela mão do lojista.
Nos modelos de estoque consignado e dropshipping há a vantagem de não precisar investir no produto até que ele seja comprado. Porém, principalmente no dropshipping, a margem de lucro é mais baixa e existe pouco espaço para negociação, já que os pedidos são normalmente feitos um a um.
Cross-docking x dropshipping: entenda a diferença desses dois processos.
Grosso modo, o estoque terceirizado funciona da seguinte maneira:
Como visto, o estoque terceirizado é uma alternativa para reduzir custos de logística, poder testar novos produtos e oferecer uma alta variedade de mercadorias, sem precisar se preocupar em alugar um armazém, montar uma equipe especializada, ou ter prejuízos com uma má gestão de estoque.
Porém, é necessário firmar parcerias com fornecedores de confiança e investir em um sistema integrado de software de gestão, que nem sempre cabe no bolso de quem está começando. Também é importante alinhar em contrato as responsabilidades e deveres de cada parte, como a questão de trocas e devoluções, já que isso pode afetar bastante o seu negócio.
Por outro lado, trabalhar com o estoque de um terceiro é um bom estágio para aprender sobre a demanda do seu e-commerce, conhecer seu público e o seu mercado, sem arriscar comprar o que não deve ou mais do que precisa, mesmo que a margem de lucro seja mais baixa.
Gostou deste artigo? Então leia outros posts como esse e fique por dentro de informações sobre gestão de estoque, gestão e logística no blog da Stokki.