Andrea
25 de March de 2022
O fulfillment, que é a dinâmica logística pensada para atender aos pedidos do e-commerce com agilidade e eficiência, é uma estratégia cada dia mais conhecida e adotada por empresas de diversos segmentos e tamanhos. Normalmente, as marcas que usam esse sistema logístico, buscam entregar uma melhor experiência de compra a seus clientes, principalmente no que tange à qualidade e à agilidade da entrega.
Uma pergunta comum é: quanto custa terceirizar o fulfillment? Indo direto ao ponto, pode custar bem menos do que você imagina.
Neste conteúdo, abordaremos como essa estratégia funciona, os principais custos envolvidos e o que pode encarecer a operação. Confira!
O fulfillment surgiu para resolver os principais problemas logísticos que os e-commerces vinham enfrentando: as inúmeras tarefas relacionadas à montagem de pedidos, com múltiplos itens e a agilidade necessária para que essa execução ocorra rapidamente e sem erros. De fato, existem diversas etapas pelas quais um produto passa antes de chegar até o cliente, que demandam mão de obra, organização e espaço para armazenamento.
Armazéns terceirizados de fulfillment surgiram como uma solução que permitiu aos e-commerce se concentrarem mais em ações direcionadas às vendas, do que nos processos operacionais de receber, separar, embalar e despachar pedidos, o que demanda muito tempo e esforço da equipe.
Em primeiro lugar, devemos lembrar que, quando a estratégia do “frete grátis” chegou ao mercado, os consumidores adoraram a ideia e passaram a procurar por essa condição como um diferencial na hora de finalizar a compra. Vale notar que o produto com frete grátis nem sempre era mais barato do que a soma do preço do produto + frete.
Hoje, além do frete grátis, o consumidor entrou em contato com uma outra modalidade de entrega: as ultra rápidas, feitas no mesmo dia (same day) ou até em minutos e horas depois da compra. Nem precisamos dizer que eles adoraram, não é verdade?
Tudo isso trouxe um problema: uma grande pressão para que todas as empresas que vendem pelo digital possam oferecer essas diversas opções em seu carrinho. E quem não consegue, acaba ficando em desvantagem. É por isso que um processo bem estruturado de fulfillment é tão importante, mas também demanda cada vez mais esforço e organização de uma empresa.
A terceirização é uma boa opção para e-commerces de todos os tamanhos porque é uma estratégia rápida e prática de implementar. Ou seja, ao invés de comprar ou alugar espaços, montar estruturas para organizar o estoque, contratar e treinar equipe, adotar tecnologias e sistemas de gestão (como um WMS), você paga somente sobre os serviços que usar e conta com uma estrutura pronta e já organizada para atender a dinâmica do fulfillment, além de uma equipe com expertise e know how para obter todos os benefícios, a um risco mais baixo.
Não se engane: todos os custos para se manter um armazém de fulfillment funcionando de forma eficiente ainda estão presentes na terceirização, mas, como diversas empresas usam esse serviço ao mesmo tempo, os valores são diluídos.
A seguir citaremos os principais custos cobrados para terceirizar o fulfillment no mercado, com um armazém especializado na dinâmica do e-commerce:
O principais custos operacionais envolvidos na operação de fulfillment e que normalmente são cobrados das empresas que os usam, são os seguintes:
Outros custos que também podem ser cobrados:
Embora sejam muitas etapas operacionais envolvidas na dinâmica logística para atender ao e-commerce, os valores são bem baixos, como veremos mais adiante neste conteúdo.
Como não poderia deixar de ser, a tecnologia tem um enorme peso para que essa estratégia aconteça de forma fluída, organizada e automatizada, sendo um dos custos envolvidos no processo da terceirização do fulfillment. Existem dois pontos que normalmente são cobrados das empresas:
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A precificação varia bastante de acordo com o armazém, sua localização, estrutura e tecnologia oferecida, pois existem muitas opções no mercado. Dessa forma, vamos passar uma perspectiva de uma média de preços praticados no Brasil, levantados no ano de 2022.
Levando-se em conta o cenário de um e-commerce que venda ao consumidor final (B2C ou D2C) produtos de baixa volumetria (como roupas, cosméticos, artigos pet), sem a necessidade de refrigeração ou manuseio especial, e faça em torno de 400 pedidos por mês, sendo uma média de 2 produtos por pedido, e o valor de estoque mensal armazenado seja inferior a R$ 50.000,00, temos a seguinte relação de preços:
Vale notar que alguns custos, como embalagens, transporte e outros ficaram de fora dessa conta.
Abaixo listamos alguns itens que podem encarecer a terceirização do fulfillment:
Se a sua empresa não possui um sistema compatível com o serviço, é importante fazer uma atualização para usufruir ao máximo do fulfillment. Essa operação pode acarretar custos adicionais ao processo, sobretudo taxas extras para customizações e integrações.
Um armazém de fulfillment tem como prioridade a organização, pois é ela que garante agilidade e precisão nos processos. Todavia, quando os produtos não possuem etiquetas próprias, com as devidas identificações do código de barras dos produtos, a etiquetagem deve ocorrer na entrada do armazém. Esse procedimento também acarreta custos extras.
A logística reversa é um problema em todos os setores, dado que, quando somamos os pedidos de envio com os de retorno, a complexidade das operações aumenta. Em geral, são necessários gastos extras para atender pedidos de logística reversa, os quais são repassados para os clientes do fulfillment.
Os armazéns trabalham de acordo com uma linha racional, a qual segue um modelo bastante específico para garantir a ordem no estabelecimento e cumprir seus SLAs para todos que o contratam. No entanto, os clientes podem pedir prioridade em suas logísticas, desde que cubram os gastos adicionais desses procedimentos, associados à quebra da linha de tarefas do fulfillment.
Por fim, é sabido que a dimensão, fragilidade e valor dos produtos sempre é tema de aumento de custos operacionais, e no fulfilment isso não é diferente.
Necessidades especiais de armazenamento, como refrigeração e controle de umidade também costumam elevar os preços do serviço.
Aliás, como estamos falando em armazéns que costumam ser menores que os tradicionais, pois trabalham com maior giro e mais perto dos grandes centros, as dimensões dos produtos têm um peso enorme nas suas operações, por isso geram custos adicionais (e muitas vezes estruturas físicas e maquinários especiais para seu manuseio e conservação).
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