Logística

Armazém geral ou depósito fechado, onde armazenar suas mercadorias?

Armazém geral ou depósito fechado? Entenda a diferença entre essas duas modalidades de armazenagem e qual é a melhor opção para o seu negócio.

Andrea

07 de December de 2020

Muitas pessoas ainda têm dúvida sobre a diferença entre armazém geral e depósito fechado, mas saiba que a diferença é bem simples. Basta responder a seguinte pergunta: a quem pertence o estabelecimento? O armazém geral é de terceiros, enquanto o depósito fechado é da própria empresa que o utiliza.

O armazém geral, então, tem por objetivo social explorar a atividade de guarda e conservação de mercadorias pertencentes a terceiros. Já o depósito fechado, tem a finalidade de armazenar as mercadorias da própria empresa.

A partir da legislação tributária, tem-se as seguintes definições:

i) Considera-se armazém geral o estabelecimento destinado à recepção, manutenção e guarda de mercadorias ou bens de terceiros, mediante o pagamento pelo serviço prestado.

ii) Considera-se depósito fechado o armazém pertencente ao contribuinte, situado no mesmo estado e destinado à recepção e movimentação da mercadoria própria, com simples função de guarda e proteção, podendo o contribuinte manter quantos depósitos fechados necessitar.

Para ter um depósito fechado é necessário abrir uma filial?

Se você deseja ter um depósito fechado para a sua empresa, saiba que é necessário abrir uma filial para regularizá-lo. Logo, terá que ir na Junta Comercial da sua cidade e fazer as devidas alterações no contrato social, solicitar alvará, inscrição estadual e todos os trâmites burocráticos exigidos para este fim.

Quais são as vantagens de contratar um armazém geral?

A contratação de um armazém geral pode garantir maior eficiência e economia na estocagem dos produtos de uma empresa, já que a equipe, os equipamentos e a infraestrutura são de responsabilidade do depósito contratado. Pode-se economizar também no custo do transporte, se a mercadoria for armazenada em um ponto estratégico mais próximo dos clientes.

Outra vantagem é que, caso a demanda, o público-alvo e o nicho de mercado se alterem, ao fim do contrato, a empresa pode buscar outro armazém para estocar seus produtos, ou parte deles. Assim, tem-se maior flexibilidade ao contratar um armazém geral, do que ao montar uma estrutura própria de depósito fechado.

Além do mais, a equipe contratada por esses armazéns, geralmente, é capacitada e especializada para a realização do serviço de armazenagem, garantindo maior otimização e segurança ao processo. Outro benefício é que a empresa contratante pode se colocar na posição de cliente, avaliar e solicitar melhorias no serviço, sem precisar se preocupar com a depreciação de máquinas, melhorias no sistema de gestão, avarias na estrutura, ou custos sociais com a mão de obra, já que todo o processo é de responsabilidade do contratado.

Claro que tudo deve ser colocado na ponta do lápis. Se uma empresa vende mercadorias que necessitam de manuseio e/ou condições especiais de armazenagem, ou se já é uma organização madura, que tem seus processos logísticos bem definidos, talvez seja mais interessante abrir um depósito fechado, com equipe e equipamentos especializados para o negócio. Cabe, então, ao gestor logístico avaliar o que é mais produtivo para a sua empresa.

O armazém geral pode oferecer outros serviços, além da armazenagem em si?

Sim, e pode ser muito vantajoso para as empresas que procuram otimizar seus processos logísticos.

Dentro da prestação de serviço de armazenagem, é bem comum o armazém geral oferecer serviços adicionais, como a conferência de produtos, etiquetagem, reembalagem da carga, cross-docking, estufagem e desova de contêineres e até transporte.

Assim, quem terceiriza a armazenagem, pode ainda contar com uma completa gama de serviços logísticos, sobrando mais tempo para focar em outras atividades do negócio, como vendas, relacionamento com o cliente e marketing.

Que tipo de empresa pode contratar um armazém geral?

Qualquer tipo e tamanho de empresa pode contratar esse serviço: desde uma loja virtual, até uma grande rede varejista.

E como faço para contratar um armazém geral?

Fale com a Stokki e nós encontraremos as melhores opções para a sua demanda e região.

Share:

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Subscribe to our newsletter

Do you want to receive articles like this?
Subscribe to the Stokki’s newsletter and receive exclusive content about fulfillment, warehousing, logistics, inventory management and more.