DUN-14 - Código de Barras UnificadorDUN-14 - Código de Barras Unificador

DUN-14: saiba tudo sobre o Código de Barras Unificador

Saiba o que é o DUN-14, o Código de Barras Unificador, e entenda como ele pode otimizar processos de logística.

Logo colorido da Stokki
Stokki

Nos últimos anos, os códigos de barras estão ganhando cada vez mais importância no setor logístico das empresas. Afinal, essas pequenas barras verticais têm desempenhado um papel crucial na identificação e no rastreamento de produtos em todo o mundo. É a partir dele que os estoques são organizados com precisão, permitindo a fácil localização e movimentação de mercadorias, mesmo em meio a milhares de itens.

Nesse sentido, uma das soluções mais utilizadas é o DUN-14, também conhecido como Código de Barras Unificador. Com ele, o processo logístico das organizações é otimizado e o transporte de cargas e mercadorias se torna mais ágil e eficiente. E isso faz toda a diferença quando falamos em grandes volumes. 

O que é o DUN-14?

O DUN-14 é um código de barras de 14 números, utilizado para identificar um agrupamento de produtos idênticos, com o mesmo código de barras unitário EAN-13. Eles estão consolidados em uma única embalagem, fechada e maior, seja ela uma caixa master, um pallet ou até um contêiner. 

Ele faz parte do sistema de padrões de identificação de produtos da GS1 (Global Standards One), que é uma organização que estabelece padrões internacionais para identificação e rastreamento de produtos dentro das cadeias de suprimentos.

Como é formado o código de barras DUN-14?

O termo DUN significa Distribution Unit Number (Número da Unidade de Distribuição). Já o número 14 se refere ao fato de que ele contém 14 dígitos. 

Esses dígitos são divididos em três partes: 

  • Primeiro número - código da embalagem master;
  • Números de 2 a 13 - derivados do EAN do produto unitário;
  • Número 14 - é o dígito verificador gerado para o próprio DUN-14. 

Assim, o DUN-14 é utilizado por empresas logísticas que transportam um grande volume de produtos iguais em uma mesma embalagem. 

Exemplo de DUN-14

Como funciona o DUN-14?

Pode-se dizer que o DUN-14 é baseado no código de barras EAN-13, que é o código de barras popularmente utilizado para identificar produtos de consumo. No entanto, enquanto o EAN-13 é usado para unidades de venda individuais, o DUN-14, como visto, identifica unidades logísticas em que esses produtos são agrupados.

Na prática, funciona assim: ao receber o pedido de um hospital para um lote de 15.000 luvas de látex iguais, o responsável pelo pedido precisaria emitir 15.000 códigos EAN-13. Na entrega ao cliente, o profissional precisaria conferir um a um os 15.000 códigos. Como se pode ver, trata-se de uma logística inviável, tanto em questão de tempo, quanto de eficiência e assertividade. Para facilitar esse processo, a empresa deve agrupar um grande número de luvas de látex em uma embalagem maior. Assim, basta emitir um código DUN-14 por unidade logística.

Neste contexto, uma unidade logística pode ser uma caixa, pallet, embalagem ou qualquer outra forma de agrupamento de produtos. O DUN-14 é anexado a essa unidade logística para facilitar sua identificação e rastreamento ao longo da cadeia de suprimentos.

No DUN-14 estão contidas as informações necessárias para identificar a empresa que produz e envia o item, o próprio produto e um dígito verificador que é calculado com base nos dígitos anteriores. Essa combinação única de números fornece uma identificação exclusiva para cada unidade logística.

Saiba como a implementação de um software para gestão logística pode otimizar a rotina de empresas que atuam com estratégia de vendas omnicanal neste artigo da Stokki.

Qual a importância do DUN-14?

O DUN-14 desempenha um papel determinante na eficiência das operações de comércio e logística. Ele permite rastrear e gerenciar produtos em todas as etapas da cadeia de suprimentos, desde a produção até o consumidor final. 

Veja as razões pelas quais o DUN-14 é importante em uma operação

1. Identificação precisa

O DUN-14 garante que cada unidade logística tenha uma identificação única e exclusiva. Isso reduz erros de identificação e faz com que os produtos certos sejam entregues aos respectivos clientes.

2. Rastreabilidade

Com o DUN-14, as empresas têm facilidade em rastrear a movimentação de suas unidades logísticas ao longo de toda a cadeia de suprimentos. Isso é importante, inclusive, para produtos perecíveis ou sensíveis, quando a rastreabilidade é essencial para assegurar a qualidade e a segurança.

3. Eficiência operacional

O uso do DUN-14 simplifica os processos de recebimento, armazenamento e distribuição de produtos. As informações contidas no código de barras podem ser facilmente lidas por scanners, agilizando as operações e reduzindo falhas para quem trabalha com vendas B2B de caixas masters fechadas, fardos ou paletes.

4. Integração de sistemas

O código de barras unificador permite a integração dos sistemas de informação das empresas, desde o ponto de venda até o controle de estoque. Isso facilita o compartilhamento de informações e o gerenciamento eficiente dos produtos.

Você sabia que o WMS da Stokki consegue controlar seus produtos através do código de barras DUN-14 e também pelo EAN-13? Conheça melhor nossas soluções para otimizar a operação logística da sua empresa.

5. Padronização internacional

A GS1 é uma organização global de fornecimento de códigos de barras. Dessa forma, seus padrões são amplamente adotados em todo o mundo. O uso do DUN-14 permite a interoperabilidade entre diferentes sistemas e facilita o comércio internacional.

Aproveite para ler sobre a importância do SKU (Stock Keeping Unit) e como ele pode simplificar a rotina de um e-commerce.

Sua empresa já utiliza o DUN-14?

Como se pode ver, o DUN-14, ou Código de Barras Unificador, é indispensável na identificação e no rastreamento de unidades logísticas de produtos. Sua capacidade de fornecer uma identificação única e exclusiva, juntamente com a integração em sistemas e a padronização internacional, traz benefícios significativos para a logística.

Ao simplificar as operações, o DUN-14 se consolida como uma ferramenta essencial na economia globalizada. Para uma gestão logística inteligente, é importante estar atento às novas tecnologias e tendências de mercado, avaliando seu impacto nas operações comerciais. Isso permite estar atualizado com as melhores práticas e aproveitar todas as vantagens que elas podem oferecer.

Conte com a Stokki para escalar sua operação com as melhores soluções de tecnologia e logística! E aproveite para conferir mais conteúdos em nosso blog.

Posts relacionados

Nenhuma publicação para mostrar.
Grafismo da marca Stokki

Assine nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos sobre e-commerce, fulfillment, logística, armazenagem e gestão omnichannel.

Assinar
Agradecemos o interesse.
Algo deu errado. Tente novamente.