Andrea
07 de dezembro de 2020Para maximizar o espaço de estocagem e o tempo para movimentação de cargas é preciso pensar em uma solução estratégica que padronize a área das prateleiras, de circulação e o maquinário necessário para o transporte. Por isso, a armazenagem com paletes é um dos sistemas mais utilizados na estocagem e movimentação de produtos dentro dos armazéns, galpões e depósitos.
A principal função dos paletes é otimizar e facilitar o transporte e armazenamento de mercadorias, com um tamanho padrão, em porta-paletes e com o uso de paleteiras e/ou empilhadeiras. O palete é amplamente utilizado nos principais pontos de circulação de mercadorias, como nos portos, centros de distribuição, almoxarifados e armazéns.
O palete (do inglês pallet, ou francês pallette) é um estrado ou plataforma, geralmente feito em madeira, plástico ou metal, usado para empilhar ou transportar materiais por meio de empilhadeiras.
O palete é fabricado com medidas pré-determinadas, para poder ser carregado pelas máquinas existentes no mercado e otimizar os espaços por onde as mercadorias transitam. A paletização é um sistema consolidado no meio logístico e muito utilizado por empresas de varejo, armazenagem e transporte de cargas.
A medida de um palete padrão é de 1,20 X 1,00 metro.
Essa medida foi estabelecida pelo GPD, Grupo Palete de Distribuição, que foi um grupo de estudos criado pela ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), no final dos anos 80, que tinha como objetivo estipular um tamanho padrão para facilitar o transporte e armazenamento de mercadorias.
A criação de um palete padrão, o chamado palete PBR ou palete brasileiro, permitiu maior integração entre distribuidores, fornecedores e varejistas e, assim, padronizou a paletização no país.
A medida estipulada de 1000 x 1200 mm é a mais utilizada não só no Brasil, como também nos EUA e na Europa. O formato retangular foi adotado por oferecer maior flexibilidade e otimização do espaço da carroceria dos caminhões, contêineres marítimos e da área de estocagem, já que as caixas de plástico e papelão mais utilizadas apresentam dimensões submúltiplas de 1.200 e 1.000 mm. Também foi constatado que o tamanho padrão internacional das gôndolas de supermercado tinha uma profundidade máxima de 1 metro. Assim, a normatização permitiu padronizar os espaços nos armazéns, caminhões e contêineres marítimos.
O processo de paletização serve, principalmente, para agilizar o recebimento e despacho de materiais e mecanizar o movimento de mercadorias.
O palete auxilia em diversos fatores da armazenagem, como:
As estruturas porta-paletes são indicadas para quase todos os tipos de armazenagem e acomodam desde pequenas cargas até uma média de 3.000 kg, dependendo do tipo de carga (estática ou dinâmica) e do peso e tipo de material que o palete é feito.
Como nenhum sistema é perfeito, vale ressaltar que existem também algumas desvantagens no uso dos paletes:
Gostou? Quer ler mais informações sobre logística, armazenagem e gestão de estoque? Então acesse o nosso blog e fique por dentro das novidades do mercado logístico.
Deixe um comentário